Será que as mulheres em posições de liderança podem adotar algumas estratégias que as ajudem a melhorar a concentração, ou simplesmente existem pessoas com maior pré-disposição para serem mais focadas que outras?
A concentração é a capacidade em manter a mente centrada numa tarefa específica, aumentando por consequência a produtividade. No entanto, além de não ser uma habilidade inata, é ainda condicionada por fatores externos como o stress e a constante propagação de informação e necessidade de multitarefas, que são exatamente as agressões externas que mulheres em posição de topo estão frequentemente sujeitas.
Como contornar a questão e por consequência se destacar no mercado de trabalho? Reunimos algumas técnicas com evidência científica para melhorar o foco e a concentração.
Alimentação
A frase popular ‘somos o que comemos’ comprova que de facto a alimentação condiciona realmente o nosso estado físico e mental e é muito mais do que apenas a ingestão de calorias.
São várias as pesquisas que demonstram que alimentos ricos em ómega-3 desempenham um papel importante a nível cerebral com um impacto cognitivo capaz de melhorar a concentração e a aptidão mental, ajudando inclusive na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer.
Privilegiar uma dieta rica em ómega-3 com alimentos como o salmão selvagem, sardinha, ou frutos secos enquanto se diminuem os alimentos inflamatórios pode fazer a diferença a nível do aumento da concentração, mas também na melhoria da disposição física, o que gera mais energia e foco no trabalho.
Jogos
Outra das técnicas com eficácia demonstrada no aumento do foco e concentração que facilmente podem ser adotadas por mulheres em posições de topo são os jogos.
Quando pensamos nessa indústria, a primeira ideia que surge é a de diversão e entretenimento e, de facto, esse contributo de lazer é igualmente importante para libertar tensões e permitir ao cérebro focar-se em outros assuntos. No entanto, existem games que são grandes aliados no aumento da capacidade de foco e com estratégias que podem ser úteis no mundo do trabalho.
Um dos jogos mais simples que fortalece a concentração é o sudoku, jogo disponível em sites como o Sudoku Online. Ele treina a mente para conseguir memorizar a localização e frequência dos números em cada quadrado, enquanto estimula o pensamento lógico. Um título com regras simples, facilmente usado em pausas ao longo do dia.
Existem também outros jogos mais complexos e dinâmicos, mas que promovem a criação de novas vias neurológicas no cérebro e cuja estimulação cerebral poderá ter um impacto realmente importante no foco e concentração.
O poker e o xadrez, modalidades que podem ser jogadas em plataformas como PokerStars e sites como Chess.com, são dois exemplos reconhecidos por comités internacionais como desportos mentais, capazes de permitir que as células cerebrais se comuniquem mais rápido e consigam lidar com processos mentais mais complexos, o que é exatamente aquilo que mulheres em posições de topo como executivas, empreendedoras, ou gerentes necessitam.
Essas modalidades possibilitam ainda desenvolver competências igualmente importantes como disciplina, controlo emocional e paciência, todas essenciais para uma carreira de sucesso.
Aprender a explicar
Além dos exemplos anteriores, uma técnica igualmente importante com comprovada evidência no aumento da concentração e habilidade cerebral em situações de grande stress é a desenvolvida pelo Prémio Nobel da Física de 1965.
Essa estratégia de Richard Feynman mostra que estudar um tema e posteriormente explicá-lo a si (ou a outros) como se o fizesse a uma criança nos obriga a encontrar uma forma de fazer com que qualquer pessoa consiga entender sobre o assunto e, quando isso acontece, é porque de facto aprendemos.
Essa maneira de aprendizagem melhora a concentração, pois obriga o cérebro a encontrar diferentes formas de falar sobre determinado assunto, mas o ensina também a ter foco suficiente para explicar qualquer coisa para qualquer pessoa.
Estas técnicas podem ser igualmente usadas no mundo profissional como ferramentas para o dia a dia.