A melhor resolução de… Rita Soares

Rita Soares é administradora da Garrafeira Soares e da Herdade da Malhadinha Nova.

Rita Soares é administradora da Garrafeira Soares e da Herdade da Malhadinha Nova.

“A maior resolução da minha vida é a consciência plena de que qualquer momento, seja ele de carácter profissional, ou qualquer outro, refletem a minha natureza, inquieta, sonhadora, criadora, resiliente e muito apaixonada. Toda a minha carreira profissional e os sucessos e objetivos alcançados, refletem uma forma de ser, que não distingue a minha missão como mãe, como mulher e como profissional comprometida. Essa consciência, permite-me viver de uma forma serena, positiva e capaz de enfrentar desafios e obstáculos.

A possibilidade de transformar os meus pensamentos criativos em acções e a inquietação de conhecer profundamente o ser humano, as suas diferenças e comportamentos fez com que a escolha recaísse na educação infantil, na Escola Superior de Educação João de Deus, em Lisboa, a minha cidade Natal.

Após terminar a minha formação, que profissionalmente não cheguei a exercer, decidi, em conjunto com o meu marido, ajudar a dar um novo impulso à empresa de família, a Garrafeira Soares, empresa de que sou também administradora e que alcança este ano o estatuto de grande empresa, com uma faturação anual de 55 milhões de euros.

Em 1998, a família adquire uma propriedade abandonada no Alentejo, a Herdade da Malhadinha Nova, com o objetivo de “produzir o melhor vinho do mundo”. Esta empresa que administro em conjunto com a minha família, tem uma faturação de 3,5 milhões de euros, e é um exemplo de inovação e criatividade, em várias áreas, vinho, agricultura biológica e turismo. De tal forma que sido objeto de diversos “case study“ académicos, nacionais e internacionais. 

Recentemente, assumi a criação de um novo conceito de turismo inspirado na história, memórias e tradições da Herdade da Malhadinha Nova. Na Malhadinha Collection, o novo projeto de turismo que inaugura em 2020, materializo sonhos, criações inspiradas em histórias de outros tempos, cores e cheiros, recebo e partilho um novo ciclo.