A melhor resolução de… Inês Santos Silva

Inês Santos Silva tem 30 anos é fundadora e diretora executiva da Aliados Consulting e co-fundadora da comunidade Portuguese Women in Tech

Inês Santos Silva é fundadora e diretora executiva da Aliados Consulting e co-fundadora da comunidade Portuguese Women in Tech.

“A minha principal resolução de carreira foi optar por um estágio internacional, como Community Manager, na Sandbox Network, quando terminei a faculdade, em 2011. Esta experiência de apenas 7 meses em Zurique, deu-me a minha primeira experiência internacional, expôs-me a uma cultura de trabalho muito diferente da portuguesa, deu-me acesso a uma rede de contactos internacional de mais de 1000 pessoas, espalhadas por mais de 50 países e, acima de tudo, abriu-me os horizontes para o que era possível.

Recordo-me que na altura a decisão não foi difícil. É verdade que escolhi trabalhar numa área que pouco estava relacionada com aquilo que estudei, licenciatura em Gestão, num país que nunca tinha visitado e onde não conhecia ninguém. Mas lembro-me que tive total consciência que era uma oportunidade única.

Durante os 7 meses de estágio, o meu trabalho foi gerir e crescer uma comunidade de jovens com menos de 30 anos espalhados pelo mundo. Muito do meu tempo foi passado a conversar e a ajudar estes jovens com percursos profissionais impressionantes e inspiradores e com quem fui desenvolvendo uma relação de amizade. Aproveitei também o meu tempo em Zurique para lançar o Ignite Zurich, evento em que, sozinha, juntei perto de 100 pessoas e 12 oradores e lançar as Zurich Girl Geek Dinners, comunidade para mulheres em tecnologia.

No regresso a Portugal, após estes meses de enorme crescimento, tinha a força e a certeza que poderíamos crescer o Startup Pirates, programa de pre-aceleração para aspirantes a empreendedores, que lancei em 2011 com a Daniela Monteiro, o Rafael Pires, o João Oliveira e a Ariana Brás, para todo o mundo. Nos anos seguintes, muito do que aprendi na Sandbox Network, apliquei diretamente no meu trabalho no Startup Pirates e muitas das amizades que forjei naqueles 7 meses, ainda hoje mantenho.”