A melhor resolução de… Alexandra Sequeira de Carvalho

Alexandra Sequeira de Carvalho é diretora de Recursos Humanos da Sport TV.

Alexandra Sequeira de Carvalho é diretora de Recursos Humanos da Sport TV.

“A principal resolução que tomei e que tem tido, na minha perspetiva, um impacto decisivo na minha vida profissional e pessoal foi a alteração do ‘mindset’ com que procuro tomar decisões.

Essa alteração baseou-se na convicção que, vivendo num ecossistema cada vez mais complexo e ambíguo, era chamada a tomar decisões a todo o momento cujo impacto era difícil de prever no seu âmbito e intensidade. Estava convicta que existia um real perigo em não estar atenta aos momentos em que as decisões são fundamentais para o nosso futuro e de outros.

Tive a sorte de conviver com excelentes profissionais ao longo da minha vida profissional e de ter sido inspirada por verdadeiros líderes. Todos contribuíram para dois aspetos determinantes no meu processo de tomada de decisão: uma maior consciência sobre os elementos em que baseio as decisões e um esforço para reduzir a aversão ao risco.

Foi com estes aspetos em mente, que tomei algumas das decisões que mais contribuíram para o meu desenvolvimento enquanto pessoa e profissional, como por exemplo, quando decidi fazer o full time MBA ou quando aceitei um desafio de cross-functional move para uma área comercial. Em ambas as situações o que me moveu foi o desafio de sair de forma vincada da minha zona de conforto, confiante do potencial de aprendizagem e crescimento para mim.

Estas decisões, entre outras, quer as que foram desafios amplamente superados, quer aqueles que correram menos bem, foram em igual medida momentos de crescimento que moldaram a pessoa que sou e a forma como abordo os desafios.”