Maria Fernanda Amorim é a única portuguesa na lista dos mais ricos da Forbes

A viúva de Américo Amorim aparece na posição 382 da lista das pessoas mais ricas do mundo. É também a única portuguesa neste ranking, depois da saída de Belmiro de Azevedo e Alexandre Soares dos Santos.

Maria Fernanda, viúva de Américo Amorim, é única representante portuguesa na lista dos mais ricos do mundo.

Este ano, a lista de multimilionários que a Forbes compila anualmente passou a ter apenas um nome português: Maria Fernanda Amorim, viúva do empresário Américo Amorim, falecido em julho de 2017. Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo, falecido também no final do ano passado, sairam deste ranking dos mais ricos do mundo.

Com uma fortuna avaliada em 5,1 mil milhões de dólares (4,1 mil milhões de euros) e figurando em 382º lugar, Maria Fernanda Amorim é também uma das 256 mulheres na lista da Forbes — que este ano contempla o número recorde de 2208 pessoas, mais 165 que em 2017. A publicação salienta que Maria Fernanda “e as suas três filhas herdaram a fortuna” de Amorim, explicando ainda como o empresário dedicou “seis décadas ao negócio de cortiça da família, investindo ainda em empresas de energia e bancos em diversos países. O maior ativo de [Maria Fernanda] Amorim é uma posição estimada de 18% na Galp Energia, que é presidida pela sua filha mais velha, Paula.” O ano passado, Américo Amorim aparecia em 385º lugar neste ranking.

Outra mulher na lista dos mais ricos da Forbes é a angolana Isabel dos Santos, figurando em 924º lugar e com uma fortuna avaliada em 2.6 mil milhões de euros (2,09 milhões de euros), o que representa uma queda relativamente ao ano passado, quando aparecia na posição 630 e com um património estimado em 3,1 mil milhões de dólares.

No pódio do ranking, a novidade é o facto de Bill Gates e Warren Buffet terem sido ultrapassados por Jeff Bezos. O fundador e presidente da Amazon é hoje a pessoa mais rica no mundo, com uma fortuna avaliada em 112 mil milhões de dólares (90,3 mil milhões de euros), mais 22 mil milhões de dólares que Gates, e passando da 3ª para a 1ª posição, desde 2017.