Como marcar pontos nas reuniões (quase) sem abrir a boca

Em vez de optar pelo voto de silêncio, como grande parte das mulheres, saiba como usar as reuniões a seu favor.

As reuniões são locais ideais para fazer ouvir as suas ideias.

Só no Harry Potter é que o manto de invisibilidade era usado, sobretudo, pelo sexo masculino, e não pela protagonista feminina da saga. Quando podem, a maioria das mulheres faz tudo para não dar nas vistas nas reuniões. Se este (ainda) é o seu caso, garantimos-lhe que não é uma boa tática, pois as reuniões são um dos melhores locais para dar a conhecer as suas ideias e, consequentemente, o que realmente vale. Enquanto não ganha coragem para se fazer ouvir mais vezes, deixamos-lhe quatro dicas para tirar o máximo partido das reuniões, mesmo que (quase) não abra a boca.

Prepare-se para o tema da reunião

A culpa de as reuniões serem pouco produtivas deve-se, em grande parte, à falta de preparação dos participantes. Se cada pessoa sabe o que se espera dela e se prepara para tal, não há perdas de tempo. Prepare-se de acordo com a agenda da reunião, com as tarefas que lhe foram atribuídas na última e antecipe eventuais temas que possam ser também abordados. Desta forma, está à vontade para dar o seu contributo e para fazer as perguntas certas aos outros participantes.

Cuide da linguagem corporal

A atitude é fundamental. Os homens conseguem, geralmente, transmitir mais segurança do que as mulheres, mesmo quando não dominam o assunto. Se sabe que vai ter de apresentar um relatório ou fazer uma apresentação, ainda que breve, treine em voz alta antes do dia D. Este treino vai dar-lhe a oportunidade de se certificar de que é mesmo aquela a mensagem que quer transmitir, vai deixá-la mais confortável com o tema e o facto de já ter lido a apresentação várias vezes contribuiu para que quase já nem precise de olhar para o papel.

Escute tudo com atenção

Por mais chata que seja a reunião não caia na tentação de se distrair com o telemóvel ou, pior, na conversa com o colega do lado. Esta atitude revela falta de respeito e desinteresse. Sente-se direita, tome notas e participe com perguntas ou dando a sua opinião.

Faça um resumo da reunião

Antes que todos se levantem, deixe claro quais as tarefas atribuídas a cada um, para que não surjam mal entendidos na próxima reunião. “O António ficou de renegociar o orçamento com a empresa de informática, a Joana vai marcar nova reunião com o cliente e eu vou rever a nossa proposta para lhe fazermos uma contrapartida”, assim é mais difícil alguém fugir às responsabilidades.