Não é por se ser uma startup que não se pode ambicionar um lugar invejável no mercado. E há tantos exemplos assim. As startups surgem para romper com mercados tradicionais, os que têm sido mais afetados pela crise, e é durante estes tempos conturbados que as melhores se podem destacar. Mas há uma palavra que estas empresas devem dominar bem: agilidade. Como são pequenas empresas com estruturas reduzidas, ao contrário das grandes corporações, não têm ainda uma cultura definida e um legado de sistemas e de metodologias atrás das costas. Por isso, podem imprimir logo uma velocidade de processos que farão a diferença entre o sucesso ou não do negócio.
Primeira sugestão: entrar no mundo do “agile” com o pé direito. E começar do zero tem essa vantagem, permitindo escolher logo à partida a metodologia X ou Y e ter consciência dos fundamentos que estão por detrás de práticas ágeis e flexíveis. Porém, e como o objetivo de qualquer startup é crescer, há que saber manter a agilidade ao longo do processo. Aqui estão algumas dicas da Entrepreneur para conseguir esse feito.
É importante comunicar sempre os novos planos, os sucessos, os fracassos e as pequenas e as grandes decisões.
Estar aberta à mudança
Um estudo recente mostrou que 92% das pequenas empresas muito bem sucedidas estão abertas ao exterior e à mudança e lucram com as portas que se abrem com esta atitude.
Comunicar bem
A atmosfera é perfeita para se comunicar: as startups e os seus empregados são tipicamente grupos pequenos, coesos, focados no sucesso da empresa. Sendo poucos é mais fácil comunicar mas nem por isso mais simples. Num grupo pequeno, que trabalha em estreita colaboração, a comunicação é fundamental até para a manutenção do espírito de equipa entre os seus elementos. Sugere-se um ambiente aberto, onde os novos planos, os sucessos, os fracassos, as grandes e as pequenas decisões, devem ser sempre comunicadas. Pode ser um objetivo fácil inicialmente mas com o desenvolvimento do negócio é imperativo desenvolver uma equipa para trabalhar a comunicação.
Usar a tecnologia a seu favor
A computação em nuvem (cloud computing) é uma ferramenta informática que agiliza o negócio não só inicialmente como também a longo prazo. A nuvem oferece opções acessíveis e dá às empresas um alcance difícil de conseguir há uns anos. O ritmo de trabalho de uma startup obriga muitas vezes a trabalho fora de horas e a nuvem é uma excelente maneira de manter as equipas em contacto, mesmo quando não estão no escritório. Além disso, esta tecnologia dá também às empresas uma enorme capacidade de armazenamento de dados e a possibilidade de lhes aceder a partir de qualquer lugar.
Uma startup precisa de pessoas apaixonadas, inteligentes, adaptáveis à mudança e que queiram crescer com o negócio.
Investir nas redes sociais
Na internet há verdadeiros ecossistemas que permitem interações, partilhas e conhecimentos, de que as startups se podem valer e muitas têm tirado benefícios disso, atraindo clientes para as suas páginas, conseguindo novas formas de divulgar conteúdos, encorajando experiências, respondendo a reclamações e sugestões, enquanto divulgam a sua marca e apostam no envolvimento com os clientes.
Procurar talento
Numa empresa pequena é preciso contratar o melhor para ela se manter ágil. Como? Olhando para as pessoas apaixonadas pelo produto ou serviço, capazes, inteligentes, adaptáveis à mudança. Os colaboradores com talento também mostram mais desejo e capacidade de crescer com o negócio. Um bom exemplo antes de recrutar alguém: olhar para a experiência de trabalho demonstrada numa empresa que está num percurso idêntico. Certifique-se que contrata candidatos aventureiros, experientes e profissionais. Pessoas também dispostas a correr riscos para alcançar um objetivo que valha a pena.
Definir metas para o crescimento
Ter um foco no crescimento faz com que todos os colaboradores olhem para as oportunidades e para as várias maneiras de ser eficiente e escalável. Ter um objetivo de crescimento que não pode ser satisfeito com um mínimo esforço é uma ótima maneira de criar “tensão construtiva e criativa na sua abordagem”. Outra boa maneira de criar uma meta de crescimento é definir uma objetivo um pouco à frente do que o mercado indica. Querem-se metas difíceis, as facilidades podem ser perigosas.