Mantenha o stresse sob controlo

Não é preciso ir ao ginásio ou ter companhia para descontrair, basta comprometer-se a reservar um tempo só para se despreocupar. Pratique o relaxamento intencional.

Meditação e natureza é uma poderosa combinação anti-stresse.

Nesta altura do ano o cansaço acumulado começa a notar-se. Para agravar, com a chegada de junho começa o periodo de férias na empresa e com ele os colaboradores são cada vez menos e o trabalho é cada vez mais. Para manter o equilíbrio até chegar a sua vez, adote algumas práticas que vão ajudar a controlar o nível de stresse.

Mude a alimentação

Para funcionar a 100% o organismo tem de receber os nutrients de que precisa e ser poupado aos excessos. Aproveite o calor para apostar mais nos vegetais e na fruta e evite os doces e os alimentos processados. Retome o hábito de ir ao mercado ao sábado de manhã, para comprar produtos frescos. Troque os rissóis por um bom peixe fresco e a mousse de chocolate por uns morangos da época. Vai sentir-se mais leve.

Comece a meditar

É excelente para deitar tudo para trás das costas e relativamente fácil de fazer em casa. Só precisa de um lugar confortável para se sentar, relaxar e deixar que a mente ‘esvazie’. Feche os olhos e foque-se na respiração. Não dê atenção aos pensamentos e mantenha-se assim por cinco minutos. Aumente o tempo ao longo das sessões.

Desligue-se

Do telemóvel, do ipad, de computador. A maioria das pessoas não se deita sem olhar para o telemóvel e a primeira coisa que faz ao levantar é voltar a olhar. Mas banindo a tecnologia, por um par de horas que seja, reduzem-se os níveis de ansiedade e dorme-se muito melhor. Palavra de especialistas.

Experimente a aromoterapia

Uma opção prática e barata para reduzir o stresse e o cansaço. Basta comprar um óleo essencial e um aromatizador para transformar o ambiente em casa. Ou adicionar óleos essenciais no banho ou numa massagem para reduzir a dor e a tensão muscular. A lavanda, por exempo, com propriedades calmantes e sedativas, pode colocar-se em gotas na almofada para ajudar a descontrair e a dormir bem.

Descontraia com os livros

O hábito da leitura ligeira, como a de uma revista ou de notícias curtas de um jornal, evitam pensamentos que nos preocupam e augustiam. É uma boa alternativa para relaxar em momentos de tensão. Outra é recorrer aos livros de colorir para adultos, tão em voga agora. Se anda distraída e ainda não ouviu falar no fenómeno, saiba que Johanna Basford, autora de ‘Secret Garden’, o livro mais famoso, já vendeu mais de um milhão de exemplares em todo o mundo e viu o livro traduzido em 14 línguas.

Contacte com a natureza

Force-se a sair um pouco de casa ou do escritório para passar algum tempo mais próxima da natureza, num parque ou numa área com alguma vegetação. Estar em contacto com a natureza ajuda a baixar os níveis de colesterol e de tensão arterial e a olhar para a vida com uma atitude mais positiva.

Experimente o yoga

A posição ‘borboleta’ é fácil de dominar e simples para praticar em casa. Coloque duas almofadas lado a lado no chão e repouse os joelhos sobre elas com os pés juntos. Estique os braços ao longo do corpo e permaneça nessa posição por alguns minutos. Há vídeos online que ajudam a começar.

Não se acomode

Os exercícios de repetição são os mais indicados. Andar (em passo apressado) ou correr, é o que se recomenda. Assim como andar de bicicleta ou remar. Apenas 30 minutos diários fazem maravilhas pela saúde cardiovascular e pelo alívio dos sintomas de stresse e de depressão. Foque-se, por exemplo, no peso do corpo ao caminhar, sinta a respiração e a sensação de ar a entrar e a sair dos pulmões, o cabelo ao vento, os músculos que usa. Tudo o que treine o foco desvia a atenção dos problemas diários.

Parceiros Premium
Parceiros