Qual a ligação entre a mala 2157 e a desigualdade de género?

No Dia Europeu para a Igualdade Salarial damos a conhecer a mala 2157, que foi desenhada por uma marca portuguesa para chamar a atenção para a desigualdade de género incluindo a desigualdade salarial.

Na União Europeia as mulheres recebem em média 14,1% menos por hora do que os homens, o que equivale a quase dois meses de salário. Para que este facto não continue a passar despercebido a Comissão Europeia fixou o dia 15 de novembro como um dia simbólico para aumentar a consciencialização de que as trabalhadoras na Europa ainda ganham, em média, menos do que seus colegas do sexo masculino. Em Portugal, a marca de luxo Ownever, assinala este facto com a mala 2157, que foi desenhada para chamar a atenção para a desigualdade de género, incluindo a desigualdade salarial. Este número 2157 que foi incorporado no seu design corresponde ao ano que o World Economic Forum dá como meta para que haja igualdade de género, incluindo a salarial, entre homens e mulheres.

Segundo o Eurostat, em Portugal uma mulher ainda receber menos 11,4% que um homem, ou seja, trabalha cerca de 1,4 meses por ano, sem receber qualquer compensação. No resto da Europa os valores variam entre os diversos países entre 0,7% no Luxemburgo e 22,3% na Letónia. Para Eliana Barros, fundadora da marca, esta desigualdade foi o mote para criar a mala 2157 que tem arrecadado vários prémios internacionais de design de produto, sustentabilidade, e pela campanha à qual está associada. Para além de chamar a atenção para esta desigualdade, a marca oferece 135 anos de garantia.

 

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