Londres recebe o Portugal International Expo em novembro

A mostra irá reunir o que de melhor se faz na indústria portuguesa, bem como no turismo e gastronomia nacionais, num dos maiores centros de exposição do país. À frente da organização está uma empresária portuguesa, Patrícia Marcelino.

O centro de exposições Excel London recebe a Portugal Internacional Expo já em novembro.

De 17 a 19 de Novembro de 2017 vai mostrar-se, em Londres, o que de melhor se faz em Portugal. No Portugal International Expo 2017 vão poder conhecer-se oportunidades de investimento imobiliário, projetos turísticos centrados numa visão mais genuína da cultura e estilo de vida portugês, novidades das indústrias da moda, calçado, têxtil e mobiliário, sem esquecer a gastronomia e os vinhos nacionais. Serão 3000 m2 totalmente dedicados a Portugal no maior centro de exposições da capital britânica, o ExCel London.

O evento, que conta com o apoio institucional da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), está a ser organizado pela consultora PM Excel Group, dirigida pela portuguesa Patrícia Marcelino, que se tem afirmado como empresária e pelo seu trabalho voluntário na integração da comunidade portuguesa em Londres.

O objetivo é “atrair empresas e profissionais, potenciando a internacionalização das empresas portuguesas para o Reino Unido, a exportação dos seus produtos, bem como a criação novos relacionamentos B2B”. Está ainda programado um dia totalmente dedicado ao contacto com empresas e profissionais locais, com a realização de palestras que contarão com peritos portugueses e britânicos, bem como acções de degustação de produtos portugueses. A Portugal International Expo 2017 irá abrir as portas ao público durante o fim-de-semana, numa oportunidade única para as empresas participantes testarem o mercado e fazerem vendas directas a um mês do Natal.

A menos de seis meses da mostra, a organização já tem asseguradas várias inscrições de empresas portuguesas, parcerias com associações empresariais e industriais nacionais, Câmaras Municipais, patrocinadores e media partners. Tudo para “impulsionar a imagem de Portugal no Reino Unido.”

Patrícia Marcelino, que organiza o evento, vive em Londres desde 2012, ano em que foi para a capital britânica terminar a sua tese de doutoramento em Comunicação de Crise. Cedo começou a dar apoio à comunidade portuguesa mais desfavorecida, através de aulas de inglês gratuitas na biblioteca local e ações de formação para mulheres portuguesas com objetivo de as reinserir no mercado de trabalho. Criou o projecto “Ó Mãe, Vou Emigrar!!!”, com workshops regulares em Portugal sobre como emigrar em segurança para o Reino Unido, que deu origem a um Guia Prático sobre o tema.

É também uma ativa promotora da cultura portuguesa: organizou, entre outras, a participação da delegação lusa no Lambeth Heritage Festival — “um festival que enaltece as etnias que aqui vivem e que, mesmo com portugueses aqui há mais de 30 anos, nunca tinha contado com a nossa participação” — e a primeira participação de autores portugueses no Lambeth Readers and Writers Festival.