Foi ontem, Dia Mundial do Cancro, anunciada a primeira beneficiária em Portugal com a nova Bolsa Internacional de Pós-doutoramento em Investigação do Cancro atribuída pela Mary Kay Foundation, em colaboração com o Harold C. Simmons Comprehensive Cancer Center em UT Southwestern Medical Center em Dallas, Texas, EUA.
A bolsa de um ano de pós-doutoramento permitirá a Liliana Patrícia Reis Teixeira, bióloga e biofísica de radiação da FCT NOVA, realizar uma investigação avançada sobre o cancro tanto no UT Southwestern Simmons Cancer Center como em Portugal com uma bolsa de retorno. O seu trabalho irá focar em técnicas biofísicas, incluindo a cristalografia, para estudar Para estudar marcadores moleculares envolvidos nas metástases do cancro.
“O principal objetivo na minha vida profissional é seguir uma carreira académica”, afirma Liliana Teixeira, em comunicado. “Estou muito interessada no compromisso da Mary Kay Foundation de erradicar os cancros relacionados com as mulheres. A dedicação no estudo do cancro da mama triplo-negativo é de grande importância para as mulheres afetadas por esta doença, e eu quero fazer parte da missão de encontrar o melhor prognóstico, tratamento e cura. Além disso, sempre sonhei em realizar investigações científicas nos Estados Unidos da América, especialmente num laboratório tão conceituado.”
Liliana Teixeira irá juntar-se a uma equipa de outros investigadores em colaboração interdisciplinar, juntamente com os primeiros beneficiários — Ana Martin Vega, de Espanha, Natália Bernardes, do Brasil, Sebastian Diegeler, doutorado, Alemanha, e Shengyan Gao, doutorada, China — no início de 2021, em Dallas. A bolsa de 500 mil dólares irá apoiar a investigação em curso no UT Southwestern Medical Center, um dos principais centros médicos académicos. O corpo docente da instituição inclui seis membros que foram galardoados com o Prémio Nobel desde 1985.
Desde a sua criação, em 1996, a Mary Kay Foundation já concedeu quase 23 milhões de dólares para apoiar o trabalho de mais de 235 investigadores de topo na área do cancro.