Let’s Talk About Money!: O que afasta as mulheres do dinheiro

Porque razão mulheres que fazem milagres com o orçamento familiar e são ótimas a gerir o orçamento de grandes empresas, têm dificuldade em negociar o seu salário ou não se interessam pela gestão do seu património? Na Conferência Let's Talk About Money as nossas convidadas vão ajudá-la a mudar a sua atitude perante o dinheiro.

Seja tão boa ou melhor a gerir o seu património como é a gerir o da sua empresa.

Sem independência financeira não há liberdade para tomar boas decisões sobre a sua vida pessoal ou profissional. Uma mulher que não tem a gestão das suas finanças, que não investe de forma esclarecida as suas poupanças, muito provavelmente também não sabe avaliar o valor do seu desempenho no trabalho e, em consequência, não ousa sequer falar em ser promovida ou em conseguir um aumento. Da mesma forma, também é altamente provável que não esteja a fazer tudo o que deve para assegurar a sua reforma, por exemplo, colocando o seu futuro, e o dos que a rodeiam, em risco.

É sobre estes temas que as nossas convidadas vão falar na Conferência Let’s Talk About Money, no dia 5 de novembro, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa. Quais os hábitos das mulheres que sabem gerir o seu dinheiro? Porque pensam que não são capazes de investir as suas poupanças? Porque têm dificuldade em negociar com investidores quando lançam empresas? O que é precisa mudar na sua atitude no local de trabalho? Queremos que saia desta conferência mais esclarecida e com mais confiança para assumir as rédeas do seu destino, porque sem independência financeira nunca será totalmente livre para timar boas decisões.

Conheça as nossas oradoras.

Susana Albuquerque, gestora, especialista em gestão financeira e coach em finanças pessoais. Formou-se em Direito, especializou-se em Direito Financeiro, e ganhou, em 1995, uma bolsa do British Council que lhe permitiu pós-graduar-se em Direito Comercial Inglês e estagiar no escritório de advogados Clifford Chance. Mas foi um Executive Master em Psicologia Aplicada que mudou a sua carreira e a conduziu, em 1997, ao cargo de secretária geral da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado. Desde então tem-se dedicado à coordenação de programas de educação financeira e ao aconselhamento e coaching nas áreas da educação financeira e gestão de finanças pessoais.

Formadora certificada faz com regularidade workshops e palestras sobre estes temas, e é presença regular na RTP2, Sic Mulher, SIC, Sic Notícias, TVI e TVI 24, tendo mesmo chegado a ter programas televisivos sobre gestão de finanças pessoais. É autora do livro “Independência financeira para mulheres”.

Susana Albuquerque, especialista em gestão financeira.

 

 

Paula Gil, diretora de particulares do BiG. Iniciou o contacto com instrumentos financeiros em 1989 na entidade gestora de fundos de investimento GESTIFUNDO, tendo participado no lançamento de produtos pioneiros neste mercado em Portugal (primeiros fundos de tesouraria (Unicash), fundo de obrigações (Unibond), fundo PPR (UniReforma) e fundo fechado de acções (Capital Portugal). Com a aquisição desta empresa pelo Grupo Totta, passou a integrar a equipa de Marketing que geria as campanhas do grupo para os fundos de investimento “Totta”, tendo também a seu cargo a formação das equipas comerciais do grupo.

Em 2000 aceita o desafio para participar no projeto Banco de Investimento Global, tendo iniciado funções em middle office na área de High Net Worth (HNW).  Em 2002 fez parte da equipa que no BiG iniciou a área de Particulares (Net Affluents), que espoletou a criação das agências da instituição. É atualmente responsável pela formação da equipa comercial e da qualidade de serviço ao cliente na área de Particulares, mantendo-se no projeto de “investimento global” do BiG.

Paula Gil é diretora de particulares no BiG.

 

 

Isabel Neves, presidente do Clube de Business Angels de Lisboa. Desenvolve projetos como empresária e empreendedora há cerca de 30 anos, mas ficou sob os holofotes quando em 2016, participou na segunda temporada do programa televisivo Shark Tank Portugal. Advogada de formação e profissão, foi interagindo ao longo da carreira com situações empresariais muito diferentes, sendo sempre alguém que procura consensos e encontra soluções, e rapidamente se interessou pelo empreendedorismo.. D

O seu percurso como business angel é já longo e ajudar empreendedores e empresários é para ela uma prática comum que assume de forma diária. Tem uma vasta experiência no apoio a jovens empresários e empreendedores nas mais diversas áreas, desde o comércio tradicional, à bioenergia, passando pela área de turismo e educação, entre outras. 

Foi a primeira mulher em Portugal a constituir um Clube de Business Angels e foi a primeira mulher a integrar a Direcção da Federação Nacional de Business Angels. Neste momento é vice presidente da FNABA – Federação Nacional dos Business Angels e é também presidente do Clube de Business Angels de Lisboa.

Isabel Neves

Isabel Neves é presidente do Clube de Business Angels de Lisboa

 

 

Aida Chamiça, executive coach. É um nome bem conhecido no universo do coaching de executivos, acompanhando equipas de gestão de topo desde 2003. Desenvolve a sua atividade no mundo corporativo (empresas nacionais e multinacionais). Ela própria foi membro do executive team, enquanto senior manager na Accenture, onde fez parte uma parte significativa da sua carreira. Formou-se em coaching no College of Executive Coaching (EUA) e foi a primeira portuguesa a obter o nível de credenciação MCC (Master Certifed Coach) pela International Coach Federation (ICF) – ainda hoje apenas 3% dos membros da ICF, a nível mundial, detêm este nível de credenciação. É atualmente presidente da ICF Portugal. É speaker em temas ligados aos desafios da liderança e gestão de equipas, em eventos direcionados para gestores de topo e respetivas equipas de gestão. É autora do livro Break Heaven – Um livro para executivos que querem ascender ao seu próximo nível; co-autora do livro: Coaching: Ir mais longe cá dentro, participou no livro Como chegar a líder – 600 conselhos de carreira (vindos de quem sabe) e foi entrevistada para o livro Revelez vos talents.

Aida Chamiça, coach de executivos.

 

 

A entrada é gratuita mas mediante inscrição. A lotação está esgotada.

PROGRAMA

 9h00 | Abertura

                  Isabel Canha, diretora do Executiva.pt

9h10 |Hábitos das mulheres que sabem gerir o seu dinheiro

                 Susana Albuquerque, conselheira financeira da ASFAC

9h40 |O investimento financeiro não é para mim?

                  Paula Gil, diretora de particulares do BiG

10h00 |As mulheres e o investimento – uma relação difícil

                  Isabel Neves, presidente do Lisbon Business Angels Club

10h20 |Mude a sua atitude no trabalho

                  Aida Chamiça, executive coach

10h40| Coffee break

11h00| Mesa redonda Assumir as rédeas do seu dinheiro  

              Ana Torres, presidente da PWN Lisbon e executiva da Pfizer

              Bárbara Barroso, jornalista e autora do blogue As Dicas da Bá

Célia Reis, CEO da Altran

              Joana Janeiro, psicóloga clínica

              Nuno Gonçalo Simões, coordenador de capital humano da PwC

              Paula Gil, diretora de particulares do BiG

              Sofia Ribeiro, médica

              Moderação: Executiva

12h30 | Encerramento