No ano em que se celebram os 20 anos da IKEA em Portugal, Laia Andreu, assume aos 35 anos a função de country retail manager e CSO da icónica marca de decoração sueca no país. Com uma carreira de 14 anos na empresa, a executiva sucede a Helen Duphorn, que liderava o mercado português desde 2017.
Laia Andreu iniciou o seu percurso na IKEA em 2010, em Barcelona. Após participar num programa interno de desenvolvimento de jovens talentos, tornou-se Market Manager, aos 26 anos. Entre 2018 e 2021, deu apoio ao CEO e à direção do Grupo Ingka, e, em 2022, juntou-se à IKEA Portugal, enquanto Area Manager. Ao longo destes anos, assumiu responsabilidades em diferentes áreas do negócio – Recursos Humanos, Customer Relations e Vendas-, sempre com uma abordagem muito focada nas pessoas e no negócio.
Entusiasmada com o novo desafio, afirma que a relação entre a IKEA e os portugueses, ao longo destes 20 anos da marca no país, “é uma história de amor e de sucesso”, destacando que “tornámo-nos relevantes na vida das pessoas graças ao nosso conhecimento da vida em casa, aos nossos produtos e serviços cada vez mais acessíveis e à nossa luta incansável por construir uma empresa e uma sociedade cada vez mais justas e igualitárias.” Sublinha ainda, que a marca quer “tornar-se cada vez mais omi” e estar perto “de um número cada vez maior de pessoas.”
A IKEA Portugal conta com cinco lojas no país, a que se junta a nova loja pop-up, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, em funcionamento até março do próximo ano, uma plataforma de venda online, treze estúdios de planificação e vários pontos de recolha de encomendas, empregando cerca de 2800 colaboradores.
Leia mais sobre executivas em trânsito.