Como justificar interrupções de carreira numa entrevista

Existem inúmeras razões pelas quais pode ter de interromper a carreira ao longo do seu percurso profissional. Saiba como justificá-las numa entrevista de emprego.

Responda com confiança e deixe claro como está bem preparada para agarrar a nova oportunidade.

Razões como cuidar dos filhos, tirar tempo para viajar, para estudar, cuidar de um familiar, ou até mesmo a procura pela oportunidade de emprego certa são algumas das interrupções de carreira identificadas pela Hays. O facto de se trabalhar até mais tarde e de as carreiras serem cada vez menos lineares tornam estas realidades mais normais e frequentes. A questão é apenas saber como justificá-las da forma certa nas entrevistas de emprego. 

Por motivos de doença

Não há necessidade de fornecer detalhes específicos, mas apenas explicar como conseguiu utilizar esse tempo para ler e aprender mais sobre as tendências do setor. Demonstre que está pronta para voltar a trabalhar, enfatizando porque é que acha que aquela oportunidade é a ideal para si.

Exemplo de resposta “Senti-me incapaz de continuar na minha posição anterior devido à minha condição médica. No entanto, agora sinto-me bem e pronta para assumir esta nova oportunidade. É uma posição que se baseia nas minhas aptidões, que vai ao encontro dos meus valores e que me dá a oportunidade de agregar valor real todos os dias”

Cuidar de um familiar

Também não será necessário entrar com pormenores, mas é importante deixar claro que o seu familiar já recuperou ou que tem assistência assegurada. Explique como é que está pronta para aceitar o novo desafio.

Exemplo de resposta “Tive que deixar o meu emprego para cuidar de um familiar no ano passado. Desde então, consegui contratar um prestador de cuidados médicos a tempo inteiro, por isso, estou de volta ao mercado. Estou à procura de uma empresa inovadora e que permita desenvolver as minhas aptidões e achei que era uma ótima combinação.”

Fez uma viagem

Concentre-se nas razões pelas quais decidiu viajar, realçando a procura pelo desenvolvimento pessoal, a maior consciência cultural e adquirir novas perspetivas. Deixe bem claro que está pronta para voltar a trabalhar e explique porque quer agarrar esta oportunidade em particular.

Exemplo de resposta “Fiz uma viagem de seis meses para me expor a diferentes culturas e obter novas perspetivas. Fiz várias aprendizagens durante a viagem. Agora estou pronta para me concentrar de novo na minha carreira. Estou impressionada com o compromisso desta empresa com o desenvolvimento pessoal e profissional e com o equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.”

Procurar novos desafios

Explique como tem procurado proativamente um novo desafio profissional e como utilizou esse tempo para pensar realmente no que pretende numa nova função e de um novo empregador. Mostre como aproveitou esse tempo para aperfeiçoar e manter-se atualizada sobre as tendências do seu setor. Descreva porque é que acha que a posição é a indicada para o desafio que procura.

Exemplo de resposta “Assim que a minha função anterior terminou comecei imediatamente a procurar um novo emprego e estou à procura de um desafio que me ajude a progredir na carreira, a desenvolver as minhas aptidões e a fazer a diferença. Embora tenha tido várias entrevistas ainda não encontrei a oportunidade que procuro. Estou particularmente interessada nas oportunidades que esta função me iria proporcionar, tais como,…”

Cuidar dos filhos

Fazer esta opção é cada vez menos comum, mas continua a ser legítima, pelo que não precisará e grandes explicações. A conversa deve incidir pelas razões que a trazem de novo ao mercado.

Exemplo de resposta “Fui mãe recentemente e precisava de dar prioridade à minha família e ao meu filho. Agora estou pronta para entrar novamente no mercado de trabalho e enfrentar um novo desafio profissional, aproveitando ao máximo o meu crescimento pessoal e profissional”

Tirar tempo para estudar

Esta é uma razão muito válida para interromper a carreira. Aumentar o seu conhecimento e desenvolver compete~encias só pode ser visto com bons olhos por um potencial empregador. Destaque que privilegia o desenvolvimento pessoal e acha que as aptidões seriam úteis para esta oportunidade.

Exemplo de resposta “Apercebi-me que precisava de adquirir mais conhecimento e por isso tomei a decisão de voltar a estudar, numa tentativa de tornar a minha carreira num futuro melhor. Agora que já terminei o curso pretendo uma nova oportunidade onde possa utilizar o que aprendi.”

 

É essencial que não tenha vergonha nem oculte nenhuma suspensão que tenha feito na carreira. Por isso, quando um consultor de recrutamento a questionar sobre eventuais interrupções responda com honestidade e confiança, oferecendo alguns exemplos de como usufruiu desse tempo e como está entusiasmada por começar um novo desafio.