Joana Garoupa lança projeto próprio na área da sustentabilidade

A Garoupa INC, uma central de comunicação e marketing focada na sustentabilidade, é o novo projeto de Joana Garoupa, depois de uma carreira que passou pela Siemens e Galp.

Joana Garoupa é diretora geral da Garoupa INC.

Os tempos desafiantes que as empresas e as marcas vivem, com o aumento da importância dos temas ESG, como descarbonização, ética, diversidade, pegada Co2, propósito, cidadania, inclusão, levaram Joana Garoupa a lançar um novo projeto para dar resposta a uma oportunidade que identificou no mercado.

“As temáticas adjacentes à sustentabilidade e ESG requerem uma maturidade de conhecimentos e experiência que, em termos de comunicação, falta no mercado. Parece que anda tudo a dizer o mesmo, de forma muito semelhante, com o mesmo tom. O que proponho, com este projeto, é desafiar as empresas/marcas a encararem estas temáticas de forma profunda e transformacional, mas também como oportunidades de crescimento e consolidação de negócio”, diz Joana Garoupa.

A Garoupa INC  é uma “central” de comunicação e marketing dedicada fundamentalmente aos temas da sustentabilidade, juntando profissionais com provas dadas nestas áreas, garantindo diferenciação. A entrega é sempre uma abordagem conceptual, integrando as várias áreas do marketing com estratégia, sustentabilidade e comunicação. Tudo para criar impacto e valor, para além da visão.

“Depois de anos no mundo do marketing estratégico e comunicação, a trabalhar grandes marcas com profissionais best in class, a tomar decisões e a transformar marcas prioritizando a eficiência e a eficácia, decidi abraçar esta paixão num projeto em nome próprio. Foram 25 anos a trilhar este caminho e se há coisa que a experiência me deu, foi o conhecimento de que nem sempre é fácil emparelhar a melhor equipa com o projeto que temos em mente. É este conhecimento que trago na bagagem e que venho disponibilizar ao mercado empresarial, abordando os principais setores e atores de comunicação com uma boa perspetiva da área da sustentabilidade”.

A empresa já tem vários projetos em curso, em Portugal e Espanha, a serem desenvolvidos com os parceiros BridgeWhat, The Square, Relativ Impact, On strategy, Not digital, This is Luvin ou Ydigital, entre outros. Estas são algumas das empresas que fazem parte do ecossistema da garoupa INC.

O percurso de Joana Garoupa teve início em agências de publicidade e relações públicas (McCann, DDB, Publicis) e, depois de uma incursão pela SonaeCom, aceitou o desafio de liderar o Marketing e Comunicação da Siemens, onde trabalhou em contexto internacional e de multinacional. Levar Portugal a peito, e a Galp, foi o que fez ao coordenar a equipa responsável pela estratégia da identidade da marca e do seu portfólio institucional e internacional. Deixou a empresa como diretora geral da Fundação Galp. Depois de uma breve passagem como COO do Omnicom Media Group Portugal, decidiu agora abrir a sua agência.

Joana Garoupa é formada em Marketing pelo ISCEM (Instituto Superior de Comunicação Empresarial), pós-graduada em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, detentora de formação avançada em gestão de Energia pela AESE Business School e tem ainda formação complementar em Future, Strategy Design & Innovation pelo ISEG e Sustainable Business Strategy, da Harvard Business School. Em 2022 lançou o livro “Manual de sobrevivência para o mundo corporativo”, em Portugal e no Brasil.

 

Leia mais artigos sobre Joana Garoupa na Executiva

Parceiros Premium
Parceiros