#GCLF19 Os desafios da liderança

No painel Desafios da Liderança, quatro mulheres com percursos diferentes, mas que têm em comum o facto de liderarem as suas empresas, vão partilhar como chegaram às posições que ocupam, como motivam as suas equipas e como contribuem diariamente para que mais mulheres cheguem ao topo. É já no dia 25 de outubro, no Fórum Lisboa. Garanta o seu lugar.

Quais os principais obstáculos que as mulheres enfrentam para chegar ao topo das empresas? Quais as grandes diferenças entre a liderança feminina e masculina? O que fazem no dia-a-dia para incentivar mais mulheres a investirem na carreira? Que medidas podem facilitar que mais mulheres cheguem a lugares de liderança?

Estes temas vão ser discutidos por quatro mulheres que em comum têm o facto de ocuparem cargos de liderança, mas que têm percursos profissionais muito diferentes.

Cristina Campos é diretora geral da Novartis Portugal e presidente do Grupo Novartis em Portugal desde Julho de 2012. Licenciada em Ciências Farmacêuticas e com um MBA pela Católica | Nova, trabalhou nas áreas da gestão e de marketing e vendas em outras empresas do sector farmacêutico (Merck Sharp & Dohme) e do grande consumo (Procter & Gamble), antes de integrar a Novartis em 2004. Iniciou funções na empresa como diretora de marketing, tendo passado depois por várias funções de direção de diversas unidades de negócio. É também vice-presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) desde 2015 e recentemente foi eleita presidente da direção do The Lisbon MBA Alumni Club.

Filipa Montalvão é co-fundadora e partner da White Way, agência cujo foco assenta na estratégia e criatividade de marcas. Com um percurso desde sempre ligado ao universo das marcas, conta com uma passagem pela Fábrica da Comunicação, onde teve oportunidade de trabalhar várias contas, com destaque para o Casino do Estoril, Novarede e Sumol. O empreededorismo e a energia que a caracterizam, levaram-na em 1999 a aceitar um convite para integrar em sociedade uma agência de design. Nos 7 anos seguintes, contribui decisivamente para o sucesso de uma carteira de clientes que contou, entre muitas outras, com a Allianz, BP, Cimpor, Danone, EMAC, Porto de Setúbal e Tranquilidade. Licenciada em Design pelo IADE,  em 2006 abraça um novo desafio lançado pelo WYgroup, de constituir a White Way®, que tem na sua carteira de clientes empresas como a Brisa, Deloitte, Grupo Mota-Engil, REN, OGMA, Sonae, Siemens ou Oney Bank.

Marta Carvalho Araújo é CEO da Castelbel. Depois de ter feito um doutoramento em Química para abraçar a carreira académica com que sempre sonhara, foi desafiada a juntar-se à Castelbel como diretora de marketing e vendas em 2011. Desde então, a empresa de Castêlo da Maia, que fabrica sabonetes de luxo e outros produtos aromáticos para o corpo e para a casa, apostou fortemente na expansão internacional e nas suas marcas próprias, Castelbel e Portus Cale, que hoje valem 75‰ da faturação. Se por um lado, o mundo corporativo era uma novidade quando aceitou o cargo, por outro lado, a formação em Química fez dela a interlocutora perfeita para promover os seus produtos mesmo perante os clientes mais exigentes. Desde 2018 acumula as vendas e o marketing com o cargo de CEO.

Sofia Koehler é vice-presidente da Colquímica Adhesives. Deu os primeiros passos na carreira na área da comunicação, mas o apelo do negócio da família, a Colquímica, desviou-a para caminhos diferentes. Licenciou-se em Ciência da Comunicação, trabalhou nessa área na Fundação de Serralves e na Emirec Comunicação, mas depois de concluir a tese precisou de tempo para decidir que rumo profissional seguir. E foi nessa altura que tudo acabou por se decidir, mesmo que de uma forma inesperada. Perante a necessidade de um profissional com o seu perfil enquanto fazia o estágio, Sofia Koehler agarrou a oportunidade e não voltou a sair da empresa criada pelo pai em 1953. Rapidamente agarrou a área comercial e de marketing e hoje é vice-presidente. Ao longo dos últimos 16 anos, ajudou a empresa a criar uma marca de referência na indústria de colas, a expandir o negócio além fronteiras, a organizar e motivar equipas vencedoras e a passar de 10 milhões de euros de faturação anual para 100 milhões.

 

Aproveite o preço early bird e garanta já o seu lugar aqui.

 

PROGRAMA

14h00 ABERTURA

Isabel Canha, diretora da Executiva

14h10 CARREIRA INTERNACIONAL

Carla Rebelo, diretora geral da Adecco

Pilar Braga, managing director da Brodies Segafredo Zanetti 

14h40 OS DESAFIOS DA LIDERANÇA

Cristina Campos, diretora geral da Novartis

Filipa Montalvão, partner da White Way

Marta Carvalho Araújo, CEO da Castelbel

Sofia Koehler, vice-presidente da Colquímica Adhesives

15h30 MUDANDO CULTURAS

Maria Antónia Torres, partner e líder da Diversidade na PwC

Ana Rita Pereira, diretora executiva responsável pelo Sector Público da Microsoft

16h00 ENTREVISTA

Melissa Whiting, vice-presidente para a Inclusão e Diversidade da Philip Morris International

16h20 COFFEE BREAK

16h50 MÚSICA

Ana Stilwell, música

17h05 WOMEN ON BOARD

Ana Marques, administradora da NOS

Marta Graça Rodrigues, partner da Garrigues e administradora não executiva da Novabase

Ruth Breitenfeld, vice-presidente da Cepsa

Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Invesco Transearch

17h55 A LIDERANÇA FEMININA NA HISTÓRIA DE PORTUGAL

Isabel Stilwell, escritora e jornalista

18h20 FORMAR A PRÓXIMA GERAÇÃO DE LÍDERES

Elvira Fortunato, vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa e professora catedrática da FCT NOVA

Fátima Carioca, dean da AESE

Maria do Céu Machado, pediatra e professora catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Sara do Ó, CEO do Grupo Your

19h10-20h HAPPY HOUR

Kiko Herédia, DJ