#GCLF19: Formar a nova geração de líderes

Elvira Fortunato, Fátima Carioca, Maria do Céu Machado e Sara do Ó vão partilhar a sua visão acerca da educação das crianças e da formação para a igualdade de género e o empoderamento feminino. A 5.ª Grande Conferência Liderança Feminina é já esta sexta-feira, 25 de outubro, no Fórum Lisboa. Garanta o seu lugar!

Como se trabalha a confiança das raparigas desde cedo? Como se incentivam as jovens a acreditarem no seu potencial e a valorizá-lo junto dos pares? Como fazer ver às mulheres que a formação contínua é crucial para progredirem na carreira? Uma investigadora, uma reitora de uma escola de formação executiva, uma pediatra e professora e uma empreendedora vão conversar sobre o seu papel na formação da nova geração de mulheres.

Elvira Fortunato é vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, professora catedrática da FCT NOVA e directora do Centro de Investigação de Materiais do Laboratório Associado i3N. Elvira Fortunato, que se tornou conhecida por ter criado o primeiro transístor (chip) de papel, foi a primeira investigadora portuguesa a receber a medalha Blaise Pascal, da Academia Europeia de Ciências e pertence ao Grupo de Alto Nível de Conselheiros Científicos da Comissão Europeia. Licenciada em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em Engenharia dos Materiais, recebeu, em 2008, uma das Bolsas Avançadas do European Research Council no valor de 2,25 milhões de euros, para, durante cinco anos, desenvolver trabalho na área da microeletrónica transparente. Em 2018, recebeu a segunda Advanced Grant do ERC, no valor de 3,5 milhões de euros, a maior bolsa de sempre atribuída a um investigador português. A investigadora é uma das mulheres mais influentes de Portugal e também um role model para as suas alunas.

Fátima Carioca é dean da AESE Business School, escola onde também lecciona na área de Fator Humano na Organização. Em paralelo, coordena projetos na área da Gestão de Pessoas, Conciliação Família-Trabalho e Responsabilidade Social. É licenciada em Engenharia Eletrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico, e tem um mestrado em Engenharia de Sistemas e Computadores, pela mesma universidade. É mestre em Matrimónio y Família pela Universidade de Navarra e doutorada em Gestão (DBA), pela Manchester Business School – Universidade de Manchester.

Antes de integrar a AESE, Fátima Carioca trabalhou, durante cerca de 20 anos, na área da engenharia de software e como gestora de projetos e de área de negócios na Edisoft – Empresa de Serviços e Desenvolvimento de Software, onde durante oito anos foi gestora de Recursos Humanos, Qualidade e Formação. Foi convidada para ingressar na AESE em 2005 como professora, mas pouco tempo depois já tinha também a responsabilidade pela gestão de pessoas. Em 2014 aceitou o desafio de ser dean da AESE, a primeira escola de negócios criada em Portugal, que conta já com 39 anos. Nesta conferência, Fátima Carioca está no duplo papel de líder de uma escola de negócios (que tem um Women Leaders Forum) e de observadora privilegiada que contacta as mulheres de perto quando elas começam a apostar a sério na carreira e para isso investem na formação executiva.

Maria do Céu Machado é pediatra e professora catedrática jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Como mãe, pediatra e professora tem acompanhado de perto as mudanças na educação das crianças e a evolução do papel dos pais na vida dos filhos. Graças aos muitos anos de experiência “fala a  linguagem das crianças” e de tal maneira sabe o que lhes vai na cabeça que escreveu o livro “Adolescentes” com o objetivo de desmistificar esta fase e facilitar as relações familiares neste período geralmente ‘delicado’ da vida de todos, e prepara-se agora para lançar um outro livro sobre o primeiro ano do bébé.

O seu currículo é bastante vasto: foi presidente do Infarmed (2017-19), vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde (2016-17), alta comissária para a Saúde (2006-11), diretora clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte (2013-14) e Hospital Fernando Fonseca (2005-06), diretora dos Departamentos de Pediatria do Hospital Santa Maria (2011-17) e Hospital Fernando Fonseca (1996-2006), presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora (2010-2012), presidente da Comissão de Saúde da Criança e Adolescente (2004-09), presidente do Conselho Nacional de Oncologia (2009-11) e vice-presidente do Conselho Nacional de Luta contra a SIDA (2007-11).

Sara do Ó é cofundadora e CEO do Grupo Your. Licenciada em Controlo de Gestão, estava na KPMG há apenas dois anos quando decidiu sair e fundar uma empresa de contabilidade e apoio à gestão a pensar nas PME com a colega Felipa Xavier de Basto. Tinham 25 anos, começaram com quatro clientes e deram nas vistas com um logotipo cor-de-rosa choque para competir no mundo acentuadamente cinzento e masculino do setor da consultoria. Em 2012, leram os sinais do mercado e começaram a diversificar a sua área de atuação e assim nascia o Grupo Your. Hoje, apresentam-se ao mercado como uma one stop shop, oferecendo uma solução integrada de suporte ao negócio dos seus mais de 1800 clientes. Os colaboradores já são mais de 200 e uma das grandes preocupações da CEO do grupo é precisamente a de formar uma nova geração de líderes.

 

Aproveite o preço early bird e garanta já o seu lugar aqui.

 

PROGRAMA

14h00 ABERTURA

Isabel Canha, diretora da Executiva

14h10 CARREIRA INTERNACIONAL

Carla Rebelo, diretora geral da Adecco

Pilar Braga, managing director da Brodies Segafredo Zanetti 

14h40 OS DESAFIOS DA LIDERANÇA

Cristina Campos, diretora geral da Novartis

Filipa Montalvão, partner da White Way

Marta Carvalho Araújo, CEO da Castelbel

Sofia Koehler, vice-presidente da Colquímica Adhesives

15h30 MUDANDO CULTURAS

Maria Antónia Torres, partner e líder da Diversidade na PwC

Ana Rita Pereira, diretora executiva responsável pelo Sector Público da Microsoft

16h00 ENTREVISTA

Melissa Whiting, vice-presidente para a Inclusão e Diversidade da Philip Morris International

16h20 COFFEE BREAK

16h50 MÚSICA

Ana Stilwell, música

17h05 WOMEN ON BOARD

Ana Marques, administradora da NOS

Marta Graça Rodrigues, partner da Garrigues e administradora não executiva da Novabase

Ruth Breitenfeld, vice-presidente da Cepsa

Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Invesco Transearch

17h55 A LIDERANÇA FEMININA NA HISTÓRIA DE PORTUGAL

Isabel Stilwell, escritora e jornalista

18h20 FORMAR A PRÓXIMA GERAÇÃO DE LÍDERES

Elvira Fortunato, vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa e professora catedrática da FCT NOVA

Fátima Carioca, dean da AESE

Maria do Céu Machado, pediatra e professora catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Sara do Ó, CEO do Grupo Your

19h10-20h HAPPY HOUR

Kiko Herédia, DJ