Fundação Ageas e o No Code Institute lançam Descodifica-te

A Fundação Ageas em conjunto com o NoCode Institute, no âmbito da Escola de Impacto, lançaram um novo curso online dedicado às mulheres, o Descodifica-te. Esta é uma iniciativa que visa aproximar as mulheres do mundo digital.

O Descodifica-te pretende aproximar as mulheres do mundo digital.

A Fundação Ageas e o NoCode Institute lançam um novo curso online de capacitação digital. Desenhado exclusivamente para mulheres em situações de vulnerabilidade ou em fase de transição de carreira, o Descodifica-te surge no âmbito do programa Escola de Impacto e as candidaturas estão abertas até 11 de setembro. Ganhar liberdade digital, fazer um upgrade na carreira e contribuir para um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional são o mote deste curso, cujos objetivos passam pela capacitação das participantes no desenvolvimento de skills digitais, nomeadamente programação visual através de ferramentas NoCode (ou seja, sem código). Com a implementação de desafios e a criação de um portefólio, este modelo pedagógico exclusivo também tem em vista a construção de uma rede de apoio.

“A pandemia veio acelerar a digitalização nos diversos setores de atividade, suscitando desta forma a necessidade de disrupção face às alterações do mercado de trabalho, sobretudo, no que diz respeito às mulheres”, refere João Pedro Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas. Segundo dados do Eurostat, 33% das mulheres na Europa estão em situação da inatividade devido ao papel que desempenham enquanto mães e cuidadoras. “Uma situação que reforça ainda mais o papel da Escola de Impacto como um veículo de reinserção de pessoas no mercado de trabalho, recorrendo ao empreendedorismo e inovação como instrumentos de transformação social, agora com foco na requalificação digital e na situação de tantas mulheres obrigadas a ter que desistir de uma carreira devido ao seu papel de mães/cuidadoras”, concluiu o responsável.

 

A estrutura do Descodifica-te

Descodifica-te está dividido em três fases de aprendizagem distintas: a primeira está focada na aprendizagem de novas skills digitais de programação visual No-Code e no desenvolvimento de competências pessoais fundamentais para carreiras na área digital (como agilidade na resolução de problemas e perseverança); a segunda fase dedica-se à realização de um projeto digital real, e a terceira fase ao desenvolvimento de um plano de relançamento de carreira.

Os requisitos de candidatura para este curso passam por: ser mulher com idade mínima de 18 anos, residir em Portugal, ter conhecimentos básicos de inglês e de informática na ótica do utilizador, ter motivação para ultrapassar dificuldades e abraçar um novo desafio. Idealmente com experiência profissional.

A Escola de Impacto nasceu em 2017 com o curso Inspira-te, e agora oferece dois outros percursos de capacitação: o Relança-te, iniciado em plena pandemia, que forma mais de 60 pessoas por ano e, agora, o Descodifica-te, focado no reskilling de competências digitais de mulheres, cuja 1.ª edição tem início no final de setembro. Todos os cursos diferem em formato e no seu público-alvo, mas partilham o mesmo objetivo: criar e encontrar novas soluções para os desafios laborais do século XXI, sempre com impacto social como pano de fundo. Com o lançamento deste novo curso, tanto a Fundação Ageas como o NoCode Institute, pretendem aproximar as mulheres do mundo digital, capacitando-as.

 

Inspire-se com entrevistas de Mulheres na Tecnologia aqui

Parceiros Premium
Parceiros