Como conquistar uma equipa mais experiente?

Dar valor à equipa, criando um ambiente em que os elementos da mesma se sintam valorizados, deixando surgir naturalmente a disposição para resolver os problemas em vez de se limitarem a cumprir instruções. Acrescento que o líder deve ser agradecido e saber agradecer, pois, por vezes, este não é o melhor nem o mais brilhante do grupo e sabe isso. Deve agradecer e dar graças por ter formado uma equipa que lhe dá valor. Existe um poder no agradecimento que muitos líderes descobrem e desenvolvem.

Criar inspiração, usando como lema e referência: saber, poder e querer. Reunidos fazem todo o sentido, são as competências, as capacidades e as atitudes. Não é difícil colocar qualquer pessoa a trabalhar, mas só um líder empenhado e inspirador consegue que os seus colaboradores atuem acima do expectável, porque animados pela motivação dão o seu melhor. Se o líder não estiver inspirado, dificilmente inspirará alguém.

Aprender juntos, elegendo uma nova competência para conhecer e aprofundar. Pode ser um idioma, um jogo ou uma formação específica que respeite ao trabalho. O que é importante é que seja um interesse comum que todos possam acarinhar.