Como causar e manter boa impressão num novo emprego?

As boas impressões conseguem-se pela credibilidade e esta transmite-se quando se tem conhecimento dos assuntos em profundidade, além de se possuir uma conduta coerente. Mas atenção, ser o mais natural possível ou espontâneo não significa expressar-se sem cuidado.

A cortesia e as boas maneiras são apreciadas, pelo que tratar de modo correto e amável todos, sem distinção, permite relacionamentos bem-sucedidos. Há pormenores que marcam a diferença, positiva ou negativamente.

Falar com objetividade e clareza, deixando de parte rodeios e conversa fiada que podem aborrecer os outros e levá-los a fugir na próxima oportunidade. Falar muito é uma coisa, falar bem é outra. Aqui, revela-se fundamental saber influenciar, pois não é quem fala mais que controla a conversa, mas antes quem melhor escuta. Conforme o tipo de informação, transmitimos ideias ou desejos, fazendo com que os outros acreditem, conseguindo deste modo obter os resultados ambicionados.

Relativamente à boa disposição e ao bom humor, este é excelente, mas requer moderação, pois o excesso provoca danos na imagem e nos juízos de valor. É importante não confundir um assunto engraçado com uma piada.

Para conquistar os outros é necessário ter presente que devemos tratá-los não apenas da maneira como gostaríamos de ser tratados, mas de preferência do modo como eles gostariam.