A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Ensaio Geral Solidário — “Passo” e “Toccata e Fuga”

17 Mai @ 21:00

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) convidou a coreógrafa italiana Ambra Senatore, atual diretora do Centre Chorégraphique National de Nantes, para remontar uma das suas obras mais emblemáticas, Passo, de 2010, e a fazer uma nova criação para a CNB, Toccata e Fuga.

Dia 17 de maio, quinta-feira, a CNB abre as portas do Teatro Camões para um ensaio geral solidário deste espetáculo, cujas receitas (€12, valor mínimo) revertem revertem a favor da Associação Nuvem Vitória, destinando-se ao reforço do núcleo de voluntariado de Vila Franca de Xira e abertura do núcleo do Centro Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

Para contribuir​ e marcar presença, basta fazer o seu donativo através de MBWay (912 777 888 ) ou via IBAN PT50 0036 0344 99100021643 71  e enviar comprovativo por mail para  geral@nuvemvitoria.pt.

A Associação Nuvem Vitória foi criada em 2016 com a missão de contar histórias de embalar a crianças internadas e conta já com 200 voluntários a trabalhar, todas as noites, de segunda a sexta-feira, nas Pediatrias do Hospital de Santa Maria (3 pisos), Hospital de São João no Porto e Hospital de Vila Franca de Xira.

 

O espetáculo:

Passo

“Quem são eles? O que fazem? As quedas e as repetições, um gesto inesperado? Passo explora os limites entre a ficção e a realidade, entre uma partitura coreográfica e a improvisação. Trabalhando sobre a dúvida e a surpresa com uma ironia subtil, Ambra Senatore coloca-nos face à transformação constante e inesperada do quotidiano. Passo, o passo. O da dança. O da caminhada, omnipresente e reveladora. O que diz muito sobre quem somos, para onde vamos, e como podemos encontrar o outro, ou não. Esta ligação entre o individual e o coletivo é um dos principais temas desenvolvidos no espetáculo, que vai desde duetos, trios e quartetos até ao uníssono, da desagregação à multidão em coro ou perdidamente solitária.” Ambra Senatore, 2010.

 

Toccata e Fuga

A Convite de Paulo Ribeiro, Ambra Senatore cria Toccata e Fuga para 18 bailarinos da CNB. As questões da partilha e do encontro constituem para Ambra Senatore elementos importantes do espetáculo ao vivo. O humano atravessa todas as suas peças e a sua dança parte, de cada vez, ao encontro das pessoas, deixando espaço à fragilidade, à dúvida, ao sentido crítico, à partilha e ao humor. Solos, peças de grupo ou performances, as criações de Ambra Senatore inspiram-se na vida. A sua dança pede emprestado “gestos simples e movimentos do quotidiano” transpostos para um universo surrealista e alterado. Em cena, 18 indivíduos cruzam-se e alguns entram em relação. Os seus movimentos despistam os sentimentos que os impulsionam. A partir desta relação entre o individual e o colectivo, Ambra Senatore retrata meticulosamente a nossa humanidade e as suas falhas. Obstinação, dúvida, inconstância… tudo é observado à lupa. A coreógrafa chama a nossa atenção sobre os nossos gestos quotidianos que, embora não parecendo, contam muita coisa.

Detalhes

Data:
17 Mai
Hora:
21:00
Etiquetas de Evento:
, ,

Local

Teatro Camões
Lisboa, + Mapa do Google