Eunice Reis Barata: “Não deixamos que o medo nos prenda os braços”

Proprietária de um grupo de farmácias, Eunice Reis Barata, explica o que tem sido necessário fazer para adaptar o negócio ao contexto que atravessamos.

Eunice Reis Barata lidera o Grupo Reis Barata.

Eunice Reis Barata licenciou-se em Farmácia e poucos meses depois adquiria a sua primeira farmácia. Hoje, o Grupo Reis Barata, de que é proprietária, tem quatro espaços na zona de Lisboa e dois em Évora, e quase 100 colaboradores.

 

“Trabalhando a nossa empresa na área da Saúde – farmácias – com contato direto com o público, o desafio foi assegurar a proteção da saúde dos colaboradores e dos utentes, continuando a prestar o serviço à população, serviço pelo qual somos reconhecidos.

Foi necessário reagir e implementar medidas rapidamente. Reunir as direções, pensar e agir. De um dia para o outro. Com as tensões e diferentes opiniões, que é normal que surjam, em quase 100 pessoas no grupo, é importante a firmeza nas medidas implementadas. E de facto tivemos que adaptar fisicamente as Farmácias, adaptar turnos, adquirir produtos fora do nosso âmbito normal, como as máscaras e os álcoois. Temos um plano de contingência rigoroso e que se vai adaptando com a evolução epidemiológica da pandemia.

Desde logo nos focámos nos serviços de domicílio e de loja online, adaptando-nos diariamente à procura crescente. Felizmente tínhamos estes dois serviços já a funcionar, o que tivemos que fazer foi reforçar o nível desse serviço. Temos mais farmacêuticos a fazer atendimento por telefone, por whatsapp, por email, o atendimento é igual ao que prestamos dentro das F+farmácias,  e temos mais pessoas na rua a fazer distribuição.

É evidente que o impacto económico vai afetar todas as empresas, e as farmácias não serão exceção. Preferimos, contudo, tentar adaptar-nos, perceber quais são as novas necessidades das pessoas, e prestar o serviço de acordo com essas tendências. E não deixar que o medo nos encurte a visão ou prenda os braços.

E é com orgulho que observamos o espírito de missão de todos os nossos farmacêuticos e profissionais de farmácias, que saem todos os dias de casa para um bem maior – a saúde dos portugueses.”

Eunice Reis Barata fez questão de enviar esta foto como símbolo da esperança que todos devemos ter neste momento.

 

Artigos relacionados:

#executivacontraovirus

Eunice Reis Barata: “Se não estão realizadas, não se acomodem!”

A Melhor Resolução de Eunice Reis Barata