Estudo incita mulheres ir a conferências

Até os autores ficaram surpreendidas com o resultado: as mulheres que frequentam conferências sobre liderança e sucesso femininos têm o dobro das probabilidades de serem promovidas no ano seguinte.

Participar em conferências de mulheres eleva o salário, a probabilidade de ser promovida e os níveis de motivação.

Toda a gente sabe que fazer networking só pode fazer bem pela sua carreira. E que “é importante” assistir a conferências. Mas qual o verdadeiro impacto da participação das mulheres nestes eventos? Shawn Achor, autor de livros como The Hapiness Advantagee Big Potential, e Michelle Gielan, autora de Broadcasting Happiness, juntaram-se à Conference for Women, uma conferência para mulheres nos Estados Unidos, em que se fala de liderança, igualdade e sucesso, para promover um estudo que desse reposta a essa questão. Os resultados foram publicados na Harvard Business Review e surpreenderam até os autores.

Os autores descobriram que 42% das mulheres que assistiram à conferência sobre mulheres tiveram uma promoção no ano seguinte, o que compara com 18% das que foram promovidas no grupo de controlo (mulheres que no mesmo período se inscreverem, mas acabaram por não participar no evento). Acresce que 15% viram a sua remuneração aumentar 10 ou mais por cento, enquanto que apenas 5% das que faltaram ao evento registaram um aumento de ordenado.

Além deste efeito facilmente mensurável, os autores inquiriam as participantes e concluíram que :

  • 78% se sentiam “mais otimistas quanto ao futuro”;
  • 71% se sentiam “mais ligadas com outros”.

Shawn Achor, autor de vários livros e speaker sobre psicologia positiva, adverte que nem todas as conferências terão este efeito. Com base na sua experiência nos últimos 12 anos, ministrando palestras em mais de 900 conferências, é preciso que os participantes sintam que há interação social, oportunidades para envolvimento, líderes que sejam role models e inspiradoras, momentos memoráveis e uma avaliação realista do presente com uma visão optimista do futuro.

A Executiva, que organiza em Portugal a Grande Conferência de Liderança Feminina, que depois de três edições em Lisboa vai realizar a primeira edição no Porto a 9 de Maio, não pode concordar mais com a necessidade de organizar eventos que promovem a capacitação e o networking de mulheres no mundo corporativo, ao mesmo tempo que lhes dá uma dose extra de motivação. São boas razões para garantir já o seu lugar aqui.