O que espera para lançar o seu negócio?

Há cada vez mais empreendedoras, mas são ainda muitas as mulheres que têm medo de dar este passo, que pode ser decisivo para o seu futuro profissional e independência financeira. A Conferência Empreendedorismo Feminino é o evento obrigatório para quem ambiciona criar e desenvolver uma empresa.

As mulheres lideram 30% dos pequenos negócios em Portugal. Porque espera para lançar o seu?

As mulheres são mais de metade (52%) da população, mas lideram apenas 30% das startups da União Europeia. Em Portugal, tem sido expressivo o aumento do empreendedorismo feminino nos últimos anos. Quase 1/3 dos pequenos negócios são geridos por mulheres, sendo os setores dos Serviços (37%), Retalho (34%), Alojamento e restauração (33%) e Atividades imobiliárias (32%), aqueles em que a presença feminina mais se destaca nos cargos de gestão (estudo Participação Feminina na Gestão das Empresas em Portugal 2018, da Informa D&B).

Ter mais empresas lideradas por mulheres contribuirá para o crescimento económico. Contudo o preconceito de género é, ainda, o principal obstáculo para o empreendedorismo feminino. A falta de autoconfiança das mulhere e as dificuldades de acesso ao financiamento bancário e ao capital de risco são fatores que se verificam tanto em mercados emergentes, como em mercados desenvolvidos (2.ª edição do Mastercard Index para o Empreendedorismo Feminino, 2018).

Na Conferência Empreendedorismo Feminino vamos abordar os principais desafios que enfrentam os empreendedores e, concretamente, as empreendedoras, porque também aqui as dificuldades são acrescidas para as mulheres. Investidores, juristas, conhecedores do tecido empresarial português e empreendedoras vão partilhar, de forma clara e direta, a informação realmente importante para quem ambiciona criar e desenvolver uma empresa.

A Conferência Empreendedorismo Feminino realiza-se a 21 de março, entre as 9h e as 13h, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa.

Conheça o programa e garanta já o seu lugar aqui.

PROGRAMA

9h15 BOAS VINDAS

De jornalistas a empreendedoras: o que aprendemos em 4 anos

Isabel Canha e Maria Serina, fundadoras do Executiva.pt

9h30 TALKS

9h30 A situação e os desafios do empreendedorismo no feminino

Teresa Fragoso, presidente da CIG 

9h45 O novo mundo do trabalho: como recrutar as pessoas certas

Carla Rebelo, diretora-geral Adecco Portugal

10h00 Os segredos de um bom plano de negócios

Bárbara Barroso, fundadora Money Lab

10h15 Os aspetos legais que deve saber antes de criar a empresa

Ana Sofia Baptista, sócia Abreu Advogados

10h30 O que deve, e não deve, esperar dos investidores

Isabel Neves, presidente Lisbon Business Angels Club

10h45 Co-creating your business

Diogo Romão, CEO Monday

11h00  COFFEE BREAK

11h30  MESA REDONDA

O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento

Helena Vieira, fundadora e CEO UAU Homes

Filipa Munoz de Oliveira, fundadora e CEO Wink

Margarida Almeida, fundadora e CEO Amazing Evolution

Sara do Ó, fundadora e CEO Grupo Your

12h30 FIM