Empreendedoras, líderes a dobrar

Brites Matos, da Bricer, Vera Mata, do Neonia, e Ana Margarida Teixeira, da McDonald’s, vão partilhar as suas experiências de empreendedoras e os desafios na gestão dos seus negócios, na 10.ª Grande Conferência Liderança Feminina, a 19 outubro, em Lisboa.

Brites Matos é fundadora e CEO da Bricer, empresa distribuidora de produtos alimentares diferenciados, inovadores e de alto segmento. Licenciada em Engenharia Física, pela FCT NOVA e com inúmeras especializações, na área da Física Médica, e vários Executive MBA, após vários anos dedicada ao ensino, foi a veia comercial que a fez mudar de rumo e lançar-se por conta própria, tornando-se empresária na área da distribuição alimentar. Brites Matos fundou a Bricer, há mais de uma década, sempre com a energia e positividade que lhe são caraterísticas. Aos desafios que foi encontrando chama-lhes “pedregulhos”, vê nas crises económicas uma oportunidade de reinvenção e diz que não pode haver pior do que uma pandemia. A sua empresa, é hoje uma referência na oferta de produtos alimentares diferenciados e inovadores.

Vera Mata é empreendedora e cofundadora do Neonia, um novo espaço de entretenimento turístico que vai abrir em breve no Porto. Doutorada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, fundou duas empresas de base tecnológica na área de perfumes, aromas e assinaturas olfativas para marcas, em 2004 e em 2014. No conturbado período da pandemia, encontrou num dos seus hobbies – coleção de plantas naturais raras do Oriente -, um nicho de mercado inexistente em Portugal e no mundo. Em pouco meses, passou da venda a retalho online para a internacionalização. Há dois anos, cofundou um novo projeto na área do turismo, cultura e entretenimento: o espaço/museu Neonia que mostra um Porto alternativo, em registo interativo, retro futurista.

Ana Margarida Teixeira, franquiada da McDonald’s, desenvolveu o seu percurso profissional em empresas multinacionais de grande consumo, nas áreas do marketing, produto e comercial. Começou na Henkel Portugal, de onde transitou para a Diageo, em 2005. Um década depois, ingressou na Gallo  Worldwide, onde chegou a Country Manager para Portugal. Foi na McDonald’s que Ana Margarida Teixeira encontrou o seu grande desafio profissional, que começou em 2020, como franquiada, com a aquisição do restaurante do Carregado. Tem atualmente a gestão de 6 restaurantes McDonald’s. É licenciada em Gestão, pela Universidade Nova de Lisboa e possui um mestrado executivo em Marketing Relacional e Comunicação, pelo ISCTE.

 

A Grande Conferência Liderança Feminina foi lançada pela Executiva em 2016 e desde então já se realizaram seis edições em Lisboa e três no Porto, que reuniram 140 oradores, 70 empresas patrocinadoras e quase 3500 participantes. É um evento de informação, formação, empoderamento e networking, que dá palco a mulheres líderes capazes de inspirar outras mulheres a não desistir de alcançar as funções de topo que ambicionam e merecem.

Consulte mais informações aqui e compre o seu ingresso aqui.

Abbadhia Vieira: Gargalhadorismo

 

Parceiros Premium
Parceiros