Como deixar uma boa imagem em encontros profissionais?

Comecemos pelos básicos: a pontualidade, as boas maneiras e a presença agradável. Como poderemos ficar com boa impressão de alguém que mostra desrespeito pelo nosso tempo? Ou daquele que não usa da tolerância perante a opinião divergente dos outros? Ou ainda, de alguns que gostam de maldizer nas costas, esquecendo que se não tivermos nada de bom para dizer é preferível estar calado. As possibilidades de não errar falando menos são bem maiores do que o contrário.

Indo mais além, gostaria de focar a importância de cumprir o prometido. Quem faz questão de respeitar os compromissos e de exigir o seu cumprimento é uma pessoa apreciada, credível e de confiança. Com este tipo de pessoas sabemos com o que contamos.

Não menos importante, é nunca perder a compostura pois saber estar de acordo com as circunstâncias, mesmo as mais difíceis, e guardar os desabafos para os momentos mais privados transmite segurança e fair play.

Como conquistar uma equipa mais experiente?

Dar valor à equipa, criando um ambiente em que os elementos da mesma se sintam valorizados, deixando surgir naturalmente a disposição para resolver os problemas em vez de se limitarem a cumprir instruções. Acrescento que o líder deve ser agradecido e saber agradecer, pois, por vezes, este não é o melhor nem o mais brilhante do grupo e sabe isso. Deve agradecer e dar graças por ter formado uma equipa que lhe dá valor. Existe um poder no agradecimento que muitos líderes descobrem e desenvolvem.

Criar inspiração, usando como lema e referência: saber, poder e querer. Reunidos fazem todo o sentido, são as competências, as capacidades e as atitudes. Não é difícil colocar qualquer pessoa a trabalhar, mas só um líder empenhado e inspirador consegue que os seus colaboradores atuem acima do expectável, porque animados pela motivação dão o seu melhor. Se o líder não estiver inspirado, dificilmente inspirará alguém.

Aprender juntos, elegendo uma nova competência para conhecer e aprofundar. Pode ser um idioma, um jogo ou uma formação específica que respeite ao trabalho. O que é importante é que seja um interesse comum que todos possam acarinhar.

Coloque a sua dúvida

Nome:

Mensagem: