Conferência Work and Life Design: Nuria Chinchilla, a keynote speaker

Com uma carreira invejável, Nuria Chinchilla é uma autoridade na área da conciliação entre carreira e família. Será a keynote speaker da Conferência Work and Life Design, promovida pela Executiva, que decorrerá a 21 de fevereiro, na AESE Business School.

Nuria Chinchilla, a keynote speaker da Conferência Work and Life Design.

“Cada vez com maior frequência, vemos executivos com grandes êxitos profissionais e, em simultâneo, com estrondosos fracassos familiares e pessoais.”

Esta é uma frase poderosa do livro Senhores do nosso destino: Como conciliar a vida profissional, familiar e pessoal, escrito por Nuria Chinchilla, a keynote speaker da Conferência Work and Life Design – Boas Práticas, Melhores Resultados, que se realiza dia 21 de fevereiro, na AESE Business School, e em que se irá debater o work-life balance, ou como podem as empresas ajudar os colaboradores a serem pessoas mais equilibradas e felizes e profissionais mais motivados, mas também os temas da diversidade e gestão de talento.

Nuria Chinchilla é consultora de empresas e membro de vários conselhos de administração e a única mulher no Top Ten Managment espanhol. É professora convidada em escolas de gestão na América do Sul e em África e figura assídua em múltiplas conferências nacionais e internacionais, contando com participações em algumas conferências da ONU e em TEDTalks.

Reconhecida como uma das vozes mais influentes em matéria de conciliação entre carreira e família, Nuria Chinchilla, que também é professora na AESE Business School, está muito atenta à forma como as empresas lidam com esta questão. “Muitas companhias estão a tornar-se mais conscienciosas em relação às responsabilidades familiares dos seus colaboradores e à necessidade de atrair e reter os mais talentosos homens e mulheres e de os ajudar a ganhar confiança na empresa e a serem leais.  Os executivos seniores também querem ter vidas mais equilibradas e não apenas a geração Y”, defendeu numa entrevista à newsletter do Murray Hill Institute, em 2014.

A professora da IESE Business School trabalha diretamente com as empresas para as ajudar a implementar as melhores práticas. “Os ambientes corporativos podem ser enriquecedores, tóxicos ou algo entre os dois. Numa empresa, existem diferentes micro-culturas, dependendo da forma como as políticas são aplicadas pelos diferentes estilos de gestão”, alertava na mesma entrevista. “A  liderança tornou-se mais importante porque a cada dia são as chefias quem decide o tempo e energia que nos resta depois do trabalho. Será que têm uma visão realista, justa e equilibrada das necessidades do negócio e das nossas necessidades enquanto seres humanos?”, foi a pergunta que Nuria deixou no ar nesta entrevista e à qual irá certamente voltar no dia 21 de fevereiro, desafiando as cinco empresas convidadas para a Conferência Work and Life Design, a responder a ela.

Nuria Chinchilla defende que as empresas têm a obrigação de responder às necessidades dos seus colaboradores com as responsabilidades familiares que têm depois do trabalho. Um estudo do International Center for Work and for Work and Family, realizado em 23 países, prova os benefícios que se podem alcançar com ambientes corporativos mais flexíveis e familiarmente mais responsáveis. De acordo com os seus resultados, a produtividade melhora em 19% e o compromisso dos colaboradores aumenta 300% em empresas que privilegiam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.  “As famílias dos colaboradores são um novo stakeholder das empresas”, alerta a especialista.

Não perca a oportunidade de escutar e de se deixar inspirar por Nuria Chinchilla na Conferência Work and Life Design – Boas Práticas, Melhores Resultados, que se realiza a 21 de fevereiro, na AESE – Business School. Compre a sua entrada aqui.

O currículo de Nuria Chinchilla

Nuria Chinchilla traçou um longo caminho até chegar à posição de destaque em que hoje se encontra. Natural de Barcelona, é doutorada em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade de Navarra, e em Economia e Direção de Empresas pela IESE Business School, licenciada em Direito pela Universidade de Barcelona, e tem uma formação em Perspetivas Estratégicas em Gestão sem Fins Lucrativos, feita na Harvard Business School, e uma outra em Mudanças Organizacionais, realizada na Stanford Graduate School of Management.

É professora na IESE Business School desde 1984 e apesar de hoje ser uma das maiores peritas na conciliação entre trabalho e família, a sua tese de doutoramento incidiu sobre o tema das mudanças organizacionais, sem se focar particularmente na problemática da conciliação. Após ter obtido o doutoramento, em 1993, decidiu continuar a lecionar na IESE. Dez anos depois, em 2003, chegava a professora catedrática e tinha já fundado, em 1999, o Centro Internacional Trabajo y Familia/I Wil (Women in Leadership), sendo igualmente diretora da instituição, que tem como missão fomentar a diversidade nas empresas e a liderança feminina como “motor” de mudança, quer social, quer mental, a nível mundial.

Em 2005, Nuria Chinchilla voltou a dar provas do seu espírito empreendedor ao fundar um serviço de consultoria especializado em desenvolver competências pessoais e organizacionais, a NCH & Partners, à qual também preside.

É também especialista em empowering feminino, gestão de tempo e trajetória profissional e resolução de conflitos interpessoais. É consultora em diversas empresas e presta serviços de assessoria a governos regionais e estatais, em Espanha ou no estrangeiro; exemplo disso foi a criação do “Guia de Boas Práticas da Empresa Flexível” para a Comunidade de Madrid entre 2004 e 2007 e no ano de 2009, bem como o “Guia de Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens na Empresa”, em 2005 e 2007. Das várias organizações às quais Nuria Chinchilla pertence, destaque para a CEDE (Confederação Espanhola de Diretores e Executivos), APDO (Associação Espanhola de Profissionais na área de Desenvolvimento Organizacional), GBRW (Global Board Ready Women), EWMD (European Women’s Management Development International Network) e Women in Business Club na IESE, onde é mentora académica.

Em 2008, o Professor Jeffrey Pfeffer, da Universidade de Stanford escreveu um case study intitulado “Nuria Chinchilla: o poder para mudar o mundo da empresa”.

Além dos livros que já tem publicados – sendo Senhores do Nosso Destino,  o único editado em português -, a especialista consegue ainda conciliar a atividade académica com a gestão do seu blog e a colaboração com os media de vários países – RTVE, El País, La Vanguarda, The Guardian, The Times, Financial Times, Harvard Business Review, Huffington Post, Elle Espanha, Madame Figaro e Telva.

 

PROGRAMA

9h30 – Boas vindas
Isabel Canha, diretora, Executiva
Fátima Carioca, dean, AESE

9h45 – Key note speaker
Como integrar a vida profissional e pessoal na era digital e global: desafios e oportunidades
Nuria Chinchilla, diretora do Centro Internacional Trabalho y Familia/I Wil, IESE Business School e professora da AESE Business School

10h45 – Coffee break

11h – Apresentações de Boas Práticas
Sílvia Tinoco, Liberty Seguros
Salvador López, Mundipharma
Sofia Mendoça, McDonald’s
João Tavares, EDP
Paula Ferreira Borges, NOVO BANCO
Luís Veiga, Huf

12h – Debate
Sílvia Tinoco, Salvador López, Sofia Mendoça, João Tavares, Paula Ferreira Borges, Luís Veiga, Fátima Carioca 

13h – Final