Conferência Liderança Feminina: Inês Caldeira, L’Oréal

Começou como trainee na L'Oréal Portugal há 15 anos e depois de três expatriações tornou-se a líder da multinacional francesa em Portugal. Inês Caldeira é uma das oradoras na Grande Conferência Liderança Feminina no dia 24 de novembro.

Inês Caldeira, country general manager da L'Oréal Portugal

Nas faculdades de Economia e Gestão poucas estudantes não saberão quem é Inês Caldeira. Depois de uma carreira de 13 anos na L’Oréal, onde entrou como trainee, aos 35 anos tornou-se a primeira mulher a liderar a multinacional francesa em Portugal

O percurso de sucesso de Inês começou a ser trilhado logo nos primeiros anos de escola. Desde o início que o receio de chumbar a levou a agarrar-se aos livros para obter os melhores resultados. A resiliência e as características de liderança abriram-lhe, no final da licenciatura em Economia em 2001, as portas da L’Oréal, onde entrou como trainee no marketing da Divisão de Produtos de Grande Consumo (DPGC). Três anos depois fez a primeira expatriação.

Chegou a Paris sozinha, sem dominar a língua e sem conhecer nin-guém, para integrar a equipa de Desenvolvimento de Marketing Internacional e trabalhar os mercados asiáticos. Regressou a Portugal, onde entre 2006 e 2008 foi responsável pelo marketing da Garnier. Voltou a França para ocupar o cargo de diretora de marketing da DPGC para a Europa e daí seguiu para Espanha, a seu pedido, “para se pôr à prova num mercado difícil”. E foi um cenário verdadeiramente difícil que viveu durante os quatro anos que esteve em Madrid. Em 2010, Espanha atravessava uma crise profunda e Inês não conseguiu aumentar um ponto de quota de mercado, mas ainda assim, foi promovida duas vezes, uma delas a diretora-geral da marca, o que entendeu como uma grande lição de vida e a demonstração de que trabalha numa companhia “que consegue ver para além dos números”.

GARANTA JÁ O SEU LUGAR

Inês Caldeira vai integrar a mesa redonda ‘Como chegar ao topo – competências e atitudes vencedoras’, em que também participarão Maria Antónia Torres, diversity leader da PwC e Sofia Tenreiro, country manager da Cisco, numa conversa conduzida por Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Invesco Transearch.
Garanta já a sua presença neste evento, que vai realizar-se no Auditório Cardeal de Medeiros, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Os lugares são limitados. Compre a sua entrada a um preço especial até 15 de novembro.

Esta conferência conta com o patrocínio da Liberty Seguros, Novo Banco, Transearch e o apoio da Universidade Católica Portuguesa.

Em 2014, Inês recebeu a verdadeira prova de fogo: a direção-geral da L’Oréal Portugal. O seu percurso parece de sonho mas não lhe foi fácil. Exigiu humildade, dedicação e sair muitas vezes da zona de conforto. Reconhece que nunca se propôs para nenhuma promoção e que só as aceitou porque teve chefes, homens, que acreditaram nela e lhe transmitiram a confiança e o empowerment de que precisava para passar ao nível seguinte. Sem eles, admite, o talento, dedicação e paixão pelo que faz poderiam não ter sido su cientes para ocupar o cargo que tem hoje.

Leia a entrevista de Inês Caldeira à Executiva aqui.

rodape-conferencia