Cátia Martins: De um dia para o outro, uma nova realidade… ainda em mutação

A CEO da L'Oréal Portugal, empresa onde iniciou a carreira há 20 anos, conta como a empresa está a lidar com o impacto da Covid-19.

Cátia Martins é CEO da L'Oréal Portugal.

Licenciada em Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, iniciou a carreira há duas décadas na L’Oréal Portugal, na equipa de marketing da Divisão de Produtos de Grande Consumo (DPGP). Dez anos depois, aceitou o seu primeiro desafio internacional na sede do Grupo L’Oréal em Paris, com responsabilidade para a zona da América Latina enquanto diretora de marketing Make-up, contribuindo para a forte expansão da categoria na região. O passo seguinte levou-a ao Brasil, onde assumiu a Direção Geral das marcas Garnier, Maybeline e Colorama. Regressou a Portugal em 2015, para assumir as funções de diretora-geral da Divisão de Produtos Profissionais (DPP).  Os resultados alcançados catapultam-na para nova missão no exterior: a direção-geral da DPP em Itália, de onde regressou em 2018 para a direção-geral em Portugal.  Neste testemunho conta como a empresa está a cuidar dos seus trabalhadores e a contribuir para a sociedade, ao mesmo tempo que lida com os inevitáveis desafios do negócio

“Na L’Oréal Portugal passámos de uma mente focada na mudança constante para a reinvenção permanente, sem nunca perder de vista a nossa cultura e a nossa missão enquanto organização: beleza para todos.

As semanas têm sido pautadas por um enorme espírito de entrega, forte resiliência, agilidade e coragem; mas também balanceadas por uma grande dose de serenidade na gestão de topo, fundamental para transmitir a segurança e tranquilidade necessárias a todos os colaboradores e parceiros.

Assistir à agilidade, solidariedade e ao empreendedorismo da equipa L’Oréal Portugal, tem sido motivo de orgulho, para mim e todo o comité executivo.  A nossa linha da frente, os líderes de equipa, têm sido inexcedíveis na gestão emocional e racional das suas equipas – no acompanhamento à distância, na garantia do bom ritmo e equilíbrio de trabalho e na transmissão de tranquilidade, perante tamanha incerteza.

A comunicação alinhada da L’Oréal Portugal e a coerência – palavras vs. atos – foram, e continuarão a ser, fundamentais.

Com o foco primário na segurança de todos os colaboradores e parceiros e no apoio amplo e pronto à sociedade civil – o processo de entrada em confinamento foi relativamente simples e ágil, dado que a L’Oréal Portugal já havia implementado o Flex Work, bem como reforçado e modernizado todo o sistema informático.

Decidimos não colocar nenhuma população em layoff, mesmo tendo tido grande parte desta com o seu trabalho afetado a 100%; e estendemos o apoio financeiro aos parceiros que mais precisaram – no momento de lockdown do país. Para apoiar a sociedade civil – nomeadamente, profissionais de saúde, ONG e lares – doamos cerca de 80 mil produtos de higiene e gel hidroalcoólico, produzido em tempo recorde nas fábricas do Grupo, alocando linhas de produção específicas para este propósito.

Todas estas decisões foram chave para termos conseguido manter, ou até aumentar, o nível de compromisso, motivação e sentimento de orgulho de toda a equipa e parceiros da L’Oréal Portugal, sempre prontos para ir mais além. Um fator decisivo na preparação do pós-lockdown foi, precisamente, a manutenção da forte proximidade da equipa e do negócio com os principais stakeholders, de forma quase 100% digital. Se a aceleração digital já era um foco estratégico, esta acabou por superar o expectável – tendo-se expandido a todos os níveis da organização, negócio e parceiros!

A proximidade reforçada durante o período de lockdown e o upskilling digital global foram, são e sem dúvida que serão, chave no futuro.

Em pleno regresso, a tónica manter-se-á na produtividade máxima aliada à segurança de toda a equipa e parceiros, mantendo a flexibilidade sempre que necessário.

Vamos continuar a surpreender os consumidores, a apoiar e a desenvolver os nossos parceiros – a potenciar a chegada da beleza a todos, de forma cada vez mais conectada e integrada!”

Parcerios Premium
Parcerios