Casa cheia para o lançamento de “Como chegar a líder”

Guia útil para quem quer construir uma carreira de sucesso, esta edição da Redcherry reúne textos de 62 profissionais de áreas diversas. A apresentação do livro juntou uma larga plateia na biblioteca do Museu Nacional do Desporto.

A biblioteca do Museu Nacional do Desporto encheu-se para o lançamento do livro.

Como se chega a líder? Quais as estratégias mais seguras, que erros devemos evitar, quais os exemplos que nos devem inspirar? As respostas a estas e outras perguntas, cruciais para quem quer construir uma carreira sólida, foram o mote para encher a biblioteca do Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, no final da tarde de 31 de outubro, para a apresentação do livro “Como Chegar a Líder — 600 conselhos de carreira vindos de quem sabe”.

Este terceiro lançamento editorial da Redcherry junta 62 coautores, profissionais de diversas áreas e setores de atividade — gestores, CEO, empresários, especialistas em recursos humanos, académicos, empreendedores e coaches —, uma seleção criteriosa de Isabel Canha e Maria Serina, coordenadoras e editoras do livro. “O nosso pedido aos autores tinha uma componente de desafio à criatividade”, revelou Isabel Canha na abertura do evento. “Todos corresponderam, aceitando muito generosamente, com vista a incentivar novas gerações, mas também pensando nos textos de forma muito criativa.” A diretora da Executiva e da Redcherry fez ainda um agradecimento especial aos autores, bem como à Invesco Transearch e Grupo Your, patrocinadores do projeto.

Manuel Sousa Antunes, presidente do movimento [email protected], foi o responsável pela apresentação da obra. “Ela permite a transversalidade dos destinatários, leitura recomendável aos mais e menos experimentes, a decisores de organizações de maior e menor dimensão; a líderes de topo, intermédios, funcionais ou operacionais. Este livro é uma ferramenta de aprendizagem, mas sobretudo uma oportunidade de reflexão. Serve de guia e pedra de toque, para ponderarmos as nossas ações e procurarmos melhorar as nossas competências.”

Uma obra necessária também “nos tempos de mudança acelerada que vivemos, de desafio constante e díspar”, que nos abrigam à adaptação constante enquanto profissionais. “Os desafios das lideranças atuais passam fundamentalmente, na minha ótica e da maior parte dos autores, por liderar equipas virtuais em contextos multiculturais, estabelecer relações de confiança com pessoas de backgrounds culturais diferentes, motivar utilizando as tecnologias de informação com eficácia, e recorrer a diferentes estilos de comunicação.”

“Um livro didático, prático e inspirador”

Sara do Ó, CEO do Grupo Your, salientou como esta publicação constitui uma oportunidade de “parar e fazer a necessária reflexão, até porque a função do líder é, muitas vezes, muito solitária. Estes textos, tão práticos e minuciosos, são muito enriquecedores. Acredito que se lidera pelo exemplo e, para mim, isto significa traçar o caminho, garantir que todos vêm connosco e irmos eliminando os obstáculos.”

Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Transearch, lembrou como tem acompanhado a iniciativa editorial da Redcherry durante os últimos dois anos. “Não quisemos deixar de apoiar este terceiro livro. A Isabel e a Maria tiveram uma ideia que achei extraordinária: a de convidar uma plateia bastante diversificada de pessoas para escrever sobre o tema, o que, seguramente, nos dá ângulos de visões diferentes e enriquecedores. O resultado é um livro didático, muito prático e inspirador, com muitas pistas de reflexão.”

Escrito numa linguagem muito direta e objetiva, Como chegar a líder é um guia útil para quem está a dar os primeiros passos no mundo do trabalho, mas também para os mais experientes, que procuram a forma mais equilibrada de ter sucesso. Ao longo de mais de 200 páginas, alinham-se conselhos práticos que convidam à reflexão, num primeiro momento, incentivando depois à ação.

Veja alguns dos melhores momentos deste evento na galeria de imagens.

Este slideshow necessita de JavaScript.