3ª Grande Conferência de Liderança Feminina: Carmo Sousa Machado

É presidente do conselho de administração da Abreu Advogados e foi a primeira mulher managing partner de uma sociedade de advogados em Portugal. Nesta conferência será uma das oradoras do painel “O poder dos role models – a importância de ser e de ter modelos inspiradores”.

Carmo Sousa Machado é presidente do conselho de administração da Abreu Advogados.

Formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Direito do Trabalho pela mesma instituição, Carmo Sousa Machado foi a primeira mulher managing partner de uma sociedade de advogados em Portugal – a Abreu Advogados —, entre 2004 e 2007, tendo-se tornado também, em 2017, a primeira mulher a presidir ao conselho de administração dessa sociedade, cargo que assume desde abril de 2017.

Tem dedicado a sua prática profissional sobretudo a assuntos de natureza civil e laboral, incluindo contencioso, tendo sido responsável pela criação da área de prática de direito de trabalho na Abreu Advogados, à qual se dedica em
quase exclusividade há mais de 20 anos, com uma vasta experiência em aconselhamento a empresas nacionais e multinacionais, no que diz respeito a recursos humanos, recrutamento e condições de trabalho. A par da assessoria prestada a clientes de vários setores de atividade, em especial nas áreas da saúde, transportes, construção, serviços, retalho e comunicações, participa, regularmente, em operações de reestruturação de empresas na vertente laboral.

Recentemente, Carmo Sousa Machado foi eleita Chair Elect da Multilaw, associação internacional que congrega sociedades independentes e do qual é membro do board desde 2008, após ter ocupado o cargo de chair para a EMEA Region, de 2013 até outubro de 2018.

“Tento incentivar a formação e a especialização e mostrar que, com organização, a conciliação da vida profissional e pessoal é possível. Uma pessoa feliz a trabalhar é uma pessoa feliz em casa e vice-versa.”

Na 3ª Grande Conferência de Liderança Feminina será oradora no painel “O poder dos role models – a importância de ser e de ter modelos inspiradores”. Sobre as mensagens que se empenha em passar a outras mulheres, no sentido de incentivar à progressão profissional, diz-nos: “A primeira mensagem que tento passar é que com trabalho, dedicação e seriedade, tudo é possível. Em suma, tento desmistificar alguns receios de que só alguns chegam a certos lugares. Devemos empenharmo-nos em tudo o que fazemos e dar o nosso melhor, tratando cada assunto como sendo o único e cada interlocutor com o respeito com que gostamos de ser tratados. Tento também incentivar a formação e a especialização e mostrar que, com organização, a conciliação da vida profissional e pessoal é possível. Uma pessoa feliz a trabalhar é uma pessoa feliz em casa e vice-versa.”

 

3.ª GRANDE CONFERÊNCIA LIDERANÇA FEMININA

22 novembro 2018  –  9h / 13h
Campus da Nova SBE, Carcavelos

 

9h00 | Abertura
Isabel Canha, diretora do Executiva.pt
Daniel Traça, dean da Nova SBE
Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

9h30 | Mesa redonda Competências-chave e principais desafios da liderança do futuro
Vera Pinto Pereira, administradora da EDP
Paula Neto, diretora comercial da Liberty
Carla Rebelo, CEO da Adecco
Daniel Traça, dean da Nova SBE
Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Invesco Transearch (moderadora)

10h40 | Intervalo

11h00 | Mesa redonda O poder dos role models – a importância de ser e de ter modelos inspiradores
Carmo Sousa Machado, chairman da Abreu Advogados
Isabel Barros, administradora Sonae MC
Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio
Paulo Ribeiro, partner da PwC
Sandra Perdigão Neves, diretora da Altice
Sara do Ó, CEO do Grupo Your (moderadora)

12h10 | Três gerações à conversa sobre liderança feminina
Dulce Mota, CEO do ActivoBank
Cátia Martins, CEO do L’Oréal
Carolina Carvalheira, fundadora do Nova Women in Business

13h00 | Final