Um novo Marketing para novos desafios

Assistimos hoje a um conjunto significativo de tendências que ocorrem em múltiplos mercados e que obrigam a repensar as estratégias empresariais e até os modelos de negócio: o desígnio da Criação de valor para o Cliente obriga a transformações acentuadas em sectores como a banca, indústria hoteleira, alimentar, farmacêutica, telecomunicações, ou retalho em geral, através da afirmação do mercado digital.

Por esta razão, assiste-se a um crescimento acentuado do número de novas empresas e marcas, de que a Executiva é um excelente exemplo, reforçando assim o grau de diferenciação da oferta, aumentando as oportunidades de negócio, sendo certo que o ciclo de vida das várias categorias de produtos, tem tendência para ser cada vez mais curto.

Ao nível do Marketing, o grande desafio é o de criar marcas “imortais”, uma vez que os consumidores deixaram de ser fiéis e deixarão de ficar satisfeitos apenas com a gratificação instantânea, uma vez que procuram compensações permanentes e sempre em comparação com as alternativas.

É chegado o momento de pensar “Out of the Box”, criando oportunidades, questionando-as, inovando, falhando e inovando outra vez. A competição pelo preço, enquanto estratégia, constitui uma arma de curto prazo, até se esgotar numa commodity que não oferece valor acrescentado. É crucial deixar de actuar exclusivamente numa lógica de Escala para nos projectarmos para uma dimensão de Criação de Valor, perguntando-nos, em permanência, como podemos melhorar a nossa estratégia de aprendizagem, em que sentido a tecnologia nos pode ajudar a reforçar a nossa promessa e se podemos oferecer novas categorias de produtos que permitam aos clientes suprir novas necessidades.

Por outro lado, os recursos financeiros precisam cada vez mais de gerar eficiência, o que remete para a necessidade de passar de uma lógica de Comunicação Massiva para a do Envolvimento e Experiência, através do reforço e especialização em acções de marketing relacional, online e físicas, adequadas a cada segmento de mercado.

Estas transformações ditarão a adaptação das empresas novos modelos de negócio num contexto de globalização e responderão pelo seu sucesso ou fracasso.

Livro Recomendado

Criar Propostas de Valor – Alexander OsterwalderAlan SmithGreg BernardaYves Pigneur.