A primeira mulher a presidir à Organização Mundial do Comércio

 

A não perder na Executiva 

Laura Galhardo Simões é diretora comercial da Vorwerk, empresa que comercializa a Bimby.

Laura Galhardo Simões, diretora comercial da Vorwerk, conta como a empresa se tornou totalmente digital quando a pandemia a impediu de entrar na casa dos clientes para apresentar e vender a Bimby. Leia aqui.

 

O nosso top 10 da web

. A organização que regula o comércio mundial, está a fazer história em 2021. Ngozi Okonjo-Iweala é a primeira mulher a presidir à Organização Mundial do Comércio (WTO). Será também a primeira vez que o órgão terá uma liderança africana. Natural da Nigéria, Ngozi é economista, trabalhou durante 25 anos no Banco Mundial, foi ministra das Finanças da Nigéria e, até dezembro de 2020, integrou o board da Gavi, organização que assegura que as vacinas contra a Covid-19 chegarão a todos os países.

. Não é só de vacinas contra a Covid-19 que se faz a inovação. Pesquisa sobre o cancro, inteligência artificial, alternativas ao consumo de carne são alguns dos maiores desenvolvimentos conseguidos nos últimos anos. E quem são os países que lideram em investigação e desenvolvimento? Um rankingda Bloomberg identifica quais são as economias mais inovadoras do mundo. A Coreia do Sul lidera estes dez países, os Estados Unidos ficam de fora pela primeira vez, mas há vários europeus na lista.

. O The Everygirl entrevistou a mulher por trás da inovação nos carros elétricos da GM. É ela a responsável por criar as infraestruturas necessárias para tornar mais fácil o uso dos carros elétricos. Tem apenas 32 anos e fala sobre a sua carreira e como se passa de uma startup de 50 empregados para um gigante com 200 mil.

. “Tem de aprender a fazer-se ouvir em casa. Se não houver igualdade em sua casa, será muito difícil viver neste mundo.”. Este é apenas um dos quatro conselhos de Melinda Gates para melhorar a igualdade de género em tempos de crise, num artigo da Forbes.

. Na GQ, Douglas Emhoff, marido de Kamala Harris, deixa o seu testemunho sobre o seu inovador papel de “Primeiro Cavalheiro” da Casa Branca. Ele pode ser o primeiro, mas não quer ser o último.

. Já saiu o ranking anual das “Empresas mais Admiradas” de todo o mundo, da Fortune (edição de Fevereiro/Março da revista). Pelo 14.º ano consecutivo, a Apple é a empresa com melhor reputação. Seguem-se a Amazon e a Microsoft. A surpresa é apenas 17 das empresas incluídas têm uma mulher como CEO.

. A Nature escolheu as 10 pessoas que ajudaram a moldar a ciência em 2020 e sete são mulheres. Desde uma responsável de logística numa expedição no Ártico a Jacinda Ardern, a primeiro-ministro da Nova Zelândia, que tem provado que a liderança feminina pode realmente marcar a diferença.

. No artigo “How to Help (Without Micromanaging)”, da mais recente edição da Harvard Business Review, os autores alertam que a ajuda desnecessária e não desejada pode ser contraproducente. Fuja da tentação de intervir demasiado.

. A pandemia veio alterar a nossa forma de trabalhar e há mudanças que vão perdurar, mesmo depois de ultrapassada a Covid-19. É melhor estarmos mentalizadas de que não vamos voltar ao normal, mas que haverá mesmo um novo normal.

. Ao fim de quase um ano já nos consideramos experts em Zoom, mas há sempre mais para aprender. Briar Goldberg, diretor of speaker coaching da TED, que treinava os participantes para conquistarem audiências em palco, passou o ano de 2020 a preparar pessoas para cativar audiências virtuais, e é dela este artigo sobre os 7 erros no Zoom que podemos estar a cometer.

 

Um exemplo a seguir! Quem se oferece?

Rubin Ritter, fundador e CEO da Zalando, que é também o executivo mais bem pago da Alemanha, anunciou que vai deixar a empresa em maio de 2021 para dar prioridade à carreira da mulher. A ler no El Mundo.

 

Uma portuguesa que continua 
a dar cartas nos Estados Unidos

A algarvia Domitília dos Santos está nos Estados Unidos há 52 anos, onde tem feito uma sólida carreira como gestora de fortunas. De tal forma que foi incluída na lista das Notable Women in Finance Advice do diretório Crain’s New York Business 2020. Tem uma história de vida tão interessante que já a entrevistámos para dois dos nossos livros: Memórias de Executivas e Segredos dos Melhores Profissionais.

 

É tendência!

O estado norte-americano do Nevada quer atrair empresas tecnológicas e, para as convencer, vai tentar aprovar uma lei que lhes permita formar o seu próprio governo local, segundo o Las Vegas Review Journal. Tem terra e dinheiro? Seja bem-vida à República Popular da Google!

 

Work hard, play hard!

 

O LIVRO QUE ESTAMOS A LER

As vantagens de ser generalista num mundo de especialistas. O que faz um grande profissional focar-se num só tema ou interessar-se por um pouco de tudo? Com muitos estudos e variados exemplos, o autor de Versátil conduz-nos para a resposta. Veja a TED do autor aqui.

 

A SÉRIE DO NETFLIX

Inside Bill’s Brain é a vida de Bill Gates em três episódios, desde a infância até ao dias de hoje. Uma oportunidade para perceber a grandeza de Bill Gates, mas também para conhecer melhor Melinda e perceber o papel fundamental que ela tem na vida do fundador da Microsoft. Veja o trailer aqui.

 

 

 

Parceiros Premium
Parceiros