Não cumpri

Perguntam-me muitas vezes como é que eu consigo fazer tudo, e a minha resposta é “não consigo”.

Setembro foi um mês de recomeços. Voltei ao trabalho e, comigo, levei uma lista de “não negociáveis” que queria cumprir (e que partilhei convosco no início do mês). Pois bem… não cumpri. Nem sempre saí do trabalho a horas e foram muitos os dias em que liguei o computador depois do jantar. Não consegui implementar uma rotina de treino e não fui jantar fora com o meu marido numa quarta-feira especial. Não falhei como mãe, dediquei todo o meu tempo livre ao Frederico, mas meti a fasquia muito alta: pensar que podia fazer tudo como dantes, quando a vida agora é tão diferente daquilo que era.

(Ao reler este texto salta-me à vista o “não falhei com mãe” e acho que este é o maior desafio desta jornada: o de não falhar comigo.)

Sinto-me em paz e, enquanto escrevo estas linhas, em jeito de desabafo, dou por mim a pensar que às vezes somos nós, mães ambiciosas e com carreira, que exigimos demasiado de nós próprias. Os “não negociáveis” só fazem sentido se foram realistas. Caso contrário, como é que nos vão ajudar a atingir o sucesso?

Aos poucos, sei que vou começar a fazer “check” nesta lista. Aos poucos, sei que vou conseguir encaixar tempo para mim, para o meu marido, e para os projetos que me apaixonam. Aos poucos, sei que vou conseguir encontrar um lugar para estes “não negociáveis”. Se há uma coisa que a maternidade me ensinou é que aos poucos, se vai construindo uma vida! E, a minha, está agora a recomeçar.

 

Ana Cadete @ncscientist é cientista em Boston. Doutorada em Nanomedicina e Inovação Farmacêutica, foi viver para os EUA em 2016 para fazer o seu postdoc no MIT. É atualmente Project Leader na área de produção de vacinas de RNA mensageiro no mRNA Center of Excellence da Sanofi e a fundadora da The Non-Conformist Scientist (NCS), uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos partilhar conhecimento científico a nível global, impulsionar a carreira dos cientistas e motivar mais mulheres na ciência a serem líderes. 

Leia mais artigos de Ana Cadete.

Publicado a 27 Setembro 2024

Partilhar Artigo

Parceiros Premium
Parceiros