Não tem bola de cristal mas pagam-lhe para prever o futuro

 

A não perder na Executiva

 

Sally Helgesen é especialista em liderança feminina.

Sally Helgesen foi classificada em 6.º lugar entre os 30 melhores pensadores de liderança do mundo pela Global Gurus. A autora de The Female Advantage traça o que mudou nestes 30 anos e o que descobriu que nós, mulheres, precisamos de mudar. Leia aqui.

 

O nosso top 10 da web

Cathie Wood, fundadora da Ark Investment Management é a gestora de fundos do momento, segundo o The Economist. Entre os seus exchange-traded funds (ETF, fundos negociados em bolsa), no ano passado o porta-bandeira Ark Innovation ETF obteve retornos de 152%. A Forbes brasileira conta como em plena pandemia a investidora bateu Wall Street ao apostar na Tesla.

Martha Stewart é um ícone da vida americana, mesmo que a maioria da população não leve o seu estilo de vida de glamour faça-você-mesmo nem saiba remover de um vestido a mais rebelde das nódoas. Foi a primeira mulher self made billionaire, quando a sua empresa se cotou na bolsa em 1999. A Harper’s Bazaar traça o seu perfil, afirmando que ela, que foi a primeira influencer, aos 79 anos continua com a mesma relevância de sempre, graças à sua capacidade de se reinventar.

. Há duas mulheres entre as cinco pessoas mais ricas de Espanha. Segundo a lista do El País, o líder destacado é Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex (dono da Zara), com uma fortuna avaliada em mais de 60 mil milhões de euros, e a sua filha Sandra Ortega, aparece na quarta posição, com 5,6 mil milhões de euros, seguida de Sol Daurella Comadrán, a mulher que lidera a Coca Cola em Espanha. O reinado da Inditex começa, porém, a ser ameaçado e a pandemia não veio ajudar. A cadeia japonesa Uniqlo já a ultrapassou em valor de mercado, mas não ainda em receitas e margem de lucro.

Marina Gorbis tem uma das profissões mais improváveis do mundo: é futuróloga. Nascida na Ucrânia, dirige o Institute for the Future, em Palo Alto, Estados Unidos. Não tem uma bola de cristal, mas companhias como a Microsoft, a Accenture ou mesmo a Fundação Melinda e Bill Gates consideram-na uma referência mundial em previsões sobre as novas correntes sociais, políticas e económicas. Se quer saber o que nos espera nos próximos anos, leia a sua entrevista à XLSemanal.

. Mais um bom exemplo vindo da governação de Jacinta Arden! A Nova Zelândia vai fornecer gratuitamente produtos higiénicos para a menstruação a estudantes de todas as escolas, confirmou a primeira ministra neo-zelandesa, escreve o The Guardian. Há muito que diretores escolares e grupos de combate à pobreza reclamam esta solução, pois muitas jovens acabam por faltar às aulas durante o período menstrual por não terem dinheiro para comprar os produtos higiénicos. “As jovens não devem perder a sua educação por causa de algo que é uma parte normal da vida de metade da população”, afirmou Jacinta Arden. A pobreza do período, como é conhecido este fenómeno de estigma, embaraço e falta de condições económicas para lidar com o período menstrual, afecta muita raparigas em todo o mundo e é uma das principais causas de abandono escolar em países como a India, mas, como se vê pelo exemplo neozelandês, afecta também as jovens de países desenvolvidos.

. Qual o segredo da empresa mais antiga do mundo que já resistiu a mais de 50 gerações? Seja qual for a antiguidade, a experiência da Deloitte em acompanhar empresas familiares permitiu-lhe identificar o que têm em comum as mais bem sucedidas: um sentido de propósito mais forte do que o mero desejo do lucro. Este completo guia para empresas familiares identifica os desafios, as oportunidades e as questões sobre as quais os seus líderes devem refletir.

. No seu novo livro, Think Again, Adam Grant explica que o sucesso é, muitas vezes, resultado de se rodear de pessoas “desagradáveis” — céticos que chamam a atenção para aquilo que lhe escapou, questionam as suas certezas e a ajudam a superar as suas fraquezas. O professor de Gestão da Wharton University dá o exemplo de como Brad Bird conseguiu levar a sua a melhor na Pixar rodeando-se das ovelhas negras da empresa e desafiando-os a encontrar alternativas económicas para técnicas caras e soluções fáceis para problemas difíceis. Em quatro anos produziu Os Incríveis que renderam mais de 600 milhões de dólares e ganharam um Óscar de melhor filme de animação. Em Why you need a “Challenge Network” vai perceber porque deve rever as suas companhias no trabalho.

 

Na Ciência as portuguesas não estão bem,
mas estão melhor que a média da UE

Quando o tema é Mulheres na Ciência as portuguesas parecem estar melhores do que a média europeia, ainda que não estejam bem. Quando comparadas aos colegas homens, temos mais investigadoras (43,9%), mais doutoradas (55%) e mais catedráticas (26,3%). Saiba mais neste artigo sobre a 17.ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, onde pode também conhecer as quatro premiadas deste ano.

 

Grande lição de vida!

“Quanto mais medo tens, maior é a conquista”, foi com este espírito que Jasmine Harrison, 21 anos, professora, se tornou a mais jovem mulher a atravessar um oceano sozinha a remo. Durante 70 dias, 3 horas e 48 minutos remava duas horas e dormia outras duas. Como companhia pelo Oceano Atlântico teve, além dos golfinhos, muita manteiga de amendoim e Nutella, e um telefone por satélite para falar todos os dias com a mãe. O que a moveu foi o desafio e inspirar outras raparigas a serem corajosas.

 

Work hard, play hard!

DOCUMENTÁRIO

À Direita na Foto, Irmã Emmanuelle. Esta interessante série documental da RTP2 traça a biografia de uma personalidade, vista pelos olhos de uma pessoa muito próxima. No caso da Irmã Emmanuelle, trata-se da Irmã Sara, seu braço direito, que nos conduz à sua vida e obra, renegando a uma vida privilegiada para viver entre os pobres de um bairro de lata do Cairo, que se dedicam a recolher e selecionar lixo. Verdadeiramente tocante! Veja na aqui.

 

CULINÁRIA

O tradicional pão rápido de origem escocesa é reinventado nestas apetitosas receitas com um twist a descobrir no site da Food and Wine. Em menos de 30 minutos o lanche está na mesa. Barre com manteiga ou compota e acompanhe com uma reconfortante chávena de chá.

Parceiros Premium
Parceiros