Ministras finlandesas alvo de comentários sexistas nas redes sociais

A não perder na Executiva

Carla Rebelo, Adecco

Carla Rebelo é diretora-geral do Adecco Group em Portugal.

Vivemos um momento único da história, no qual temos o poder e a oportunidade de nos unir para quebrar barreiras de longa data, e realizar  os nossos maiores sonhos e aspirações de carreira, defende Carla Rebelo, a CEO da Adecco em Portugal, que nos traça seis desafios e oportunidades da liderança feminina.

 

O nosso top da web

. Vinda da plataforma de vídeo Quibi, Meg Whitman entrou no board da General Motor, que junta mais uma mulher a um dos Conselhos de Administração mais diversos de toda a América. Nesta mesma ocasião, entra também Mark Tatum, COO da National Basketball Association, que é negro e asiático. Desta forma, a fabricante automóvel terá 13 administradores, dos quais sete são mulheres e três pessoas oriundas de minorias raciais ou étnicas. A GM é um caso à parte, pois as mulheres são metade dos membros da Administração de apenas 5%  das empresas norte-americanas. É também o único dos grande fabricante automóveis com uma mulher a desempenhar as funções de CEO: Marry Barra lidera a companhia desde 2014. Ex-presidente da Hewlett-Packard, Meg Whitman é mais conhecida por ter levado o site de leilões eBay a passar de um volume de negócios de 5,7 milhões de dólares para 8 mil milhões de dólares, no período de 1998 a 2008. A executiva integra também o board da Procter & Gamble e Dropbox. É a número 3 da lista das self made women dos Estados Unidos, segundo a Forbes.

. Desde que Sanna Marin, 35 anos, ganhou as eleições finlandesas em dezembro de 2019, e se tornou a mais jovem líder de um governo, que é alvo de comentários sexistas nas redes sociais, assim como as ministras que integram o seu executivo. Sanna Marin fez uma coligação com os outros quatro partidos, que também são liderados por mulheres, e logo na altura, a coligação foi apelidada de “brigada dos lábios pintados”, “quinteto feminista” ou “equipa Tampax”, a que se têm seguido, nas redes sociais, insultos e ataques pessoais à primeira-ministra e às suas ministras. Um relatório recente da NATO, citado no Le Monde, alerta que este tipo de comportamento não só mina a democracia, como pode afastar as mulheres da política.

. A fundadora e CEO da Ellevest, Sallie Krawcheck, enfrentou muito cepticismo quando lançou a plataforma de investimento dirigida a mulheres, mas hoje, cinco anos e meio depois, celebra o marco de mil milhões de dólares e activos sob gestão, que mais do que duplicaram em 2020, graças ao aumento do valor do portefólio das utilizadoras e às clientes que consistentemente injectam dinheiro nas suas contas. “O que me deixa particularmente orgulhosa é que isto aconteceu durante uma pandemia”, afirmou à Forbes.

Reinventando o significado da liderança foi o tema de uma interessante conversa entre quatro líderes no 12th Global Peter Drucker Forum, que vale a pena ser lida na Executive Excellence. Tiffani Bova, evangelista mundial sobre Crescimento e Inovação na Salesforce, fez uma afirmação que prova que a liderança se revela nas alturas mais complexas: “O nosso CEO sugeriu que tivéssemos um milhão de ‘conversas’ com os nossos clientes [durante a pandemia], não eram vendas, mas saber como estavam e o que podia a Salesforce fazer para os ajudar. Isto permitiu-nos saber o trabalho que temos de fazer hoje e o que se fará no futuro. Com 55 mil empregados gerámos 1,5 milhão de ‘conversas’, que já se traduziram em cinco novos produtos.”

. Como é que em plena pandemia a NASA conseguiu colocar a Perseverance em Marte e manter a moral das tropas elevada, mesmo em teletrabalho? Em entrevista à Fast Company, Elizabeth Kolmstetter,responsável pela transformação da cultura e da força de trabalho na agência espacial norte-americana, conta como os coffee chats e as reuniões virtuais deram mais visibilidade a muitas pessoas colocando-os em contacto com líderes da agência, como as chefias estiveram sempre atentas ao burnout, dando dicas práticas aos colaboradores para evitar longas horas ao computador e, finalmente, como o teletrabalho não afetou a produtividade.

Se quer lembrar-se de algo, escreva-o… à mão. Parece um conselho da velha guarda, mas o nosso cérebro funciona desta forma. Segundo um estudo recente da Universidade de Tóquio, citado na Fast Company, escrever num teclado ou num touchscreen não é o mesmo que usar a velhinha caneta.
A escrita à mão em papel fornece um conjunto de informações que o cérebro absorve — a forma das letras, o sentido táctil do papel e da caneta, a localização das palavras na página, e detalhes como a cor da tinta ou marcas do papel — e que mais tarde servem de gatilhos que recuperam a informação da sua memória. “Use o papel para informação que tem de aprender ou memorizar”, aconselha o neurocientista Kuniyoshi Sakai, co-autor do estudo.

A pandemia parece ter dado um banho de realidade a alguns homens. 
Ao verem-se gregos para trabalhar e cuidar das crianças em casa durante o confinamento passaram a identificar-se com frases como “Estou preocupado com o meu desempenho na empresa” ou “Estou preocupado com o meu bem estar mental”, que antes eram quase exclusivo das mulheres. As conclusões são de um estudo feito pelo Boston Consulting Group na Europa e nos Estados Unidos e provam que para muitos homens esta terá sido a primeira grande experiência completa de parentalidade.

 

Embora tenha chegado antes da pandemia, o Cocker Spaniel Alpha, uma das melhores escolhas da editora Isabel, ilustra a sugestão de leitura do artigo da Fortune.

Corrida aos cães

Ao contrário do açambarcamento de papel  higiénico, esta não é uma fase passageira. A Fortune relata que a pandemia de Covid-19 provocou um boomna procura de animais de estimação do Canadá à Suécia, Espanha, Brasil, Austrália e Israel. De Los Angeles a Nova Iorque registou-se uma corrida aos abrigos para animais e o preço dos cães aumentou 36% após o início da pandemia, em comparação com o ano anterior, e mantém-se nesse nível, de acordo com o site de listagem online para criadores PuppySpot. Afinal, a companhia destes animais é um bem de primeira necessidade.

 

Work hard, play hard!

O LIVRO QUE RECOMENDAMOS

Os Benefícios da Meditação

Longe das modas new age, em Traços Alterados,Daniel Goleman e Richard Davidson separam o trigo do joio e apresentam dados científicos que demonstram os benefícios da prática da meditação e da compaixão.  “Além dos estados agradáveis que a meditação pode produzir, os verdadeiros benefícios são os traços duradouros que podem daí resultar. Um traço alterado (uma nova característica que resulta da prática da meditação) perdura para lá da meditação em si. Os traços alterados moldam a forma como nos comportamos na vida quotidiana e não apenas enquanto meditamos, ou imediatamente a seguir”, explicam. Veja a TedTalk aqui.

 

 

TENTAÇÃO IRRESISTÍVEL

Bem negro, biológico e português q.b.

É um chocolate 80% cacau, bem negro, como tanto gostamos, sedoso e denso. Umas pepitas de flor de sal do Algarve intensificam a experiência sensorial. Saber que é biológico e produzido artesanalmente em Portugal só nos faz gostar ainda mais do Chocolate Equador com flor de Sal do Algarve, da Nau do Cacau. Compre aqui.

Parceiros Premium
Parceiros