Dar mundo

Das coisas que me dá mais gozo é viajar com o meu sogro. O meu marido cresceu em Deão, uma aldeia perto de Viana do Castelo, e a primeira vez que os seus pais viajaram de avião foi para nos visitar no Natal de 2021. Passámos uns dias em Boston, mas o que mais me marcou foi o deslumbre que vi nos olhos do meu sogro quando chegámos a Nova Iorque! Os prédios altos, as luzes de Times Square, a confusão das pessoas, os cheiros da comida. Eu olhava para ele e via-o, de cabeça bem erguida para o céu, a absorver tudo! Era como se estivesse perdido num filme mas, aquele vislumbre, era realidade! Fomos jantar a um bar de jazz e, ele, com os olhos fechados, bebia um copo e levitava com a música! Dei por mim a pensar que há pessoas a quem podemos “dar mundo”. O mundo, para lá da aldeia, da rotina do trabalho e das lides da casa. O mundo onde se saboreiam tacos mexicanos e noodles asiáticas, um lobster roll, barbecue coreano e comida cubana! O meu sogro nunca diz que não gosta e quer provar tudo. Às vezes estamos a andar e, por uns minutos, para e fica a observar. Eu acho fascinante, mas o melhor, é que me obriga também a parar e a aproveitar com mais intensidade sítios por onde já passei e não me demorei. Talvez “demorar” seja a palavra certa quando viajo com ele.

Este verão fomos a Santiago de Compostela e, apesar de ser relativamente perto de Viana do Castelo, eles nunca tinham ido. Numa noite, o João saiu e quando voltou, disse-me assim “Acabei de me cruzar com o meu pai. Disse que ia ver a cidade à noite!”. E ali foi ele, caminhar pelas ruas de pedra, com as suas esplanadas “em fiesta” e aquele lusco-fusco tão especial de quem visita a Galiza no início do verão.

Quando não souber o que oferecer ao meu sogro, já sei que lhe posso “dar mundo”! Ainda não temos o próximo destino escolhido, mas tenho a certeza de que será especial, como todos até agora!

Ana Cadete @ncscientist é cientista em Boston. Doutorada em Nanomedicina e Inovação Farmacêutica, foi viver para os EUA em 2016 para fazer o seu postdoc no MIT. É atualmente Project Leader na área de produção de vacinas de RNA mensageiro no mRNA Center of Excellence da Sanofi e a fundadora da The Non-Conformist Scientist (NCS), uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos partilhar conhecimento científico a nível global, impulsionar a carreira dos cientistas e motivar mais mulheres na ciência a serem líderes. 

Leia mais artigos de Ana Cadete.

Publicado a 13 Setembro 2024

Partilhar Artigo

Parceiros Premium
Parceiros