As Zoom-free Fridays e a semana de quatro dias

A não perder na Executiva

Em novembro de 2010, Emília Vieira lançou a Casa de Investimentos, para gerir carteiras individuais, mas sempre teve o desejo de democratizar o acesso à filosofia de investimento em valor. “Qualquer valor poupado merece e deve ser bem investido porque representa esforço para o conseguir e também para não o gastar”, afirma agora que lança o fundo PPR Casa Global Value. Leia a entrevista aqui.

 

O nosso top da web

. Recorda-se do programa “What Not To Wear”, em que Trinny Woodall e Susannah Constantine diziam de forma nua e crua quais as peças que uma mulher devia tirar de vez do armário? Este programa, que foi um sucesso no início deste século, levou Trinny a reparar num detalhe: “Sempre que transformei uma mulher, a primeira coisa que ela notava era a maquilhagem. Uma mudança de visual para uma mulher não é a roupa. É tudo junto.” Foi com esta ideia em mente que criou, a partir da bancada da sua cozinha, a Trinny London, um império na beleza que em quatro anos já vale 210 milhões de euros. Os segredos do seu sucesso são vários: 1. Não pensa em termos de idades, mas de atitude; 2. Antes de lançar a marca convidou 200 mulheres a testarem os seus produtos e só então construiu a plataforma digital onde hoje eles são um sucesso de vendas; 3. O seu catálogo é inclusivo, incluindo 120 modelos não profissionais; 4. Em apenas uma semana percebeu que o confinamento não seria um problema, mas sim uma oportunidade para marcar apresentações virtuais com potenciais clientes e num só dia agendou 3000!; 5. A sua proximidade com as consumidoras fez a Trinny London crescer 280% entre março de 2020 e janeiro de 2021.

. A Tanzânia tem uma presidente, depois da morte, a 17 de março, de John Magufuli, que governava os seus 58 milhões de habitantes desde 2015. Quem lhe sucede é a vice-presidente Samia Suluhu Hassan, que é agora a única chefe de Estado de um país africano — não contando com a presidente da Etiópia, que tem um cargo meramente cerimonial. Conhecida respeitosamente como Mama Samia, tem 61 anos, está na vida pública desde 2000 e ganhou destaque em 2014 como vice-presidente da Assembleia Constituinte, que redigiu uma nova constituição. Deu nas vistas pela forma calma como geriu este conturbado processo, de tal forma que em 2015 foi eleita como n.º 2 de Magufuli. É considerada cândida e racional, características que podem ser vitais para apaziguar uma nação polarizada.

. Morreu aos 89 anos, no Cairo, Nawal El Saadawi, a autora, ativista e médica psiquiatra egípcia que se tornou um símbolo da luta pelos direitos das mulheres no mundo árabe. Durante toda a sua vida fez campanha contra a mutilação genital feminina, de que ela própria fora vítima. No seu livro de 1977, The Hidden Face of Eve, descreveu esse ignóbil procedimento, no chão da casa de banho, sob o olhar da sua mãe. Neste escrito documentou ainda as suas experiências como médica de aldeia, observando abusos sexuais, assassinatos de honra e prostituição, o que enraiveceu os seus críticos que a acusaram de perpetuar os estereótipos acerca das mulheres árabes. Feroz crítica da religião, em linha com a sua veia socialista, era uma fervorosa lutadora pela eliminação da pobreza, que afeta mais mulheres e crianças do que homens. Foi diretora de saúde pública, mas demitida em 1972, após a publicação do livro Women and Sex, onde se mostrava contra a pressão sexual das mulheres. Em 1981 esteve presa durante três meses com outros dissidentes do presidente Anwar Sadat. No cárcere escreveu as suas memórias em papel higiénico, usando um lápis de olhos arranjado por uma prostituta prisioneira. Leia o seu obituário no The Guardian. 

. As medidas concretas de Melinda Gates para acelerar a igualdade nas empresas: 1.º esqueça a desculpa do pipeline e crie rapidamente soluções para trazer mais mulheres para a sua indústria — há muitas formas de o fazer, e a executiva deixa duas sugestões para a área tecnológica: tornando as aulas nas escolas mais interessantes e acolhendo melhor as mulheres nas empresas para lhe dar tempo a que descubram que a tecnologia não é só código; 2.º tudo o que é medido é feito, por isso os líderes têm de traçar objetivos concretos, comunicá-los à organização e garantir que eles são medidos para que o progresso aconteça — e não é para daqui a 30 anos, mas para daqui a 5 anos. Veja o vídeo da sua mini-entrevista à Forbes Women.

. O mundo do trabalho está mesmo a mudar. Esta semana foi notícia que uma das primeiras medidas anunciadas por Jane Fraser, a nova CEO do Citigroup, foram as Zoom-free Fridays para combater o cansaço provocado pelas sucessivas reuniões virtuais em tempos de pandemia. Também a FastCompany dá conta do impacto que a empresa Wanderlust Group, uma plataforma de reservas de lugares em marinas, conseguiu ao dar as segundas-feiras aos empregados. A ideia partiu do CEO por não conseguir ver “A Guerra dos Tronos” descansado ao domingo à noite e fez disparar a produtividade e os lucros.

. Há uma nova geração de advogados ativistas, que estão a desafiar ministros e gigantes de Silicon Valley. Usam o crowdfunding para se financiar e o Twitter para arregimentar apoios. Temerários, não receiam levar a defesa das suas causas  —  luta contra a corrupção, mudanças climáticas, o poder das Big Tech, por exemplo — até às últimas instâncias judiciais, numa luta de David contra Golias, como conta o The Times.  Alguns destes guerreiros são mulheres como  Rosa Curling, Cori Crider e Martha Dark que fundaram
a Foxglove em 2019 para lutar contra o uso indevido da tecnologia.

. A empreendedora Theresia Gouw, que no final de 2019 lançou a Acrew Capital, uma venture capital focada no software e tecnologia de segurança, nomeada como uma das 40 mais influentes na tecnologia pela revista Time, há mais de 20 anos que ajuda empreendedores e, por isso, não lhe é difícil descobrir padrões. Para a edição da revista Inc. de março/abril, escreveu um texto em que identifica a lista de atributos dos empreendedores e dos negócios bem sucedidos: 1. definição e compromisso com os valores-chave da empresa; 2. diversidade de género e de etnias nos níveis de gestão e de administração; 3. experimentação e tolerância com o erro; 4. flexibilidade para se ajustar às mudanças do consumidor e dos mercados; 5. líderes inspiracionais; 6. fundadores apaixonados pelo produto; 7. ganhos partilhados: todos os stakeholders ganham com o seu sucesso. Cada um destes segredos do sucesso é ilustrado com o exemplo de uma empresa.

 

Quebra-gelo para almoços de domingo

Quantos anos têm as empresas de tecnologia?
Sabia que a IBM já tem 110 anos, a Apple soma 45 primaveras, a Netflix tem 24 anos e até o Facebook está quase a entrar na idade adulta?

Quantos países vão mudar a hora este domingo?
Apenas 40% dos países muda a hora, ainda que 140 já o tenham feito em algum momento. Em 2016 um estudo revelou que os acidentes aumentam no dia em que a hora muda por se dormir menos uma hora, mas a maioria dos países mantém esta prática.

Quanta tralha têm os americanos em casa?

Os americanos têm em casa uma média de 36 objetos que já não desejam, no valor de 3675 dólares, de acordo com um relatório do site de leilões onlineEbay. Durante a pandemia muitos optaram por transformar esses monos em dinheiro vivo. O “Recommerce Report” da Ebay descobriu que no ano passado a motivação da maioria dos novos vendedores da plataforma era ganhar um dinheiro extra. Segundo a Forbes, o site registou em 2020 um aumento de receitas de 19%.

 

Work hard, play hard!

A SUGESTÃO DO EDITOR DE VINHOS

Anselmo Mendes Alvarinho Private 2018

Este vinho foge à tradição habitual, na região dos Vinhos Verdes, de colocar no mercado as colheitas do ano. É encorpado, tem doçura e um toque amargo no final, que lhe dá apetência gastronómica, e aromas onde se salientam o mel, geleia de fruta branca e a mineralidade. Experimente acompanhá-lo com qualquer prato de marisco e termine a refeição com queijo curado. Sirva a 12ºC no copo. Compre aqui.

 

COMPRAS ONLINE

Produtos frescos, saborosos e biológicos

Gostamos de serviços de qualidade e que nos smplificam a vida, por isso estamos fãs do mercado e da mercearia online Biorgani. Produtos biológicos, certificados, frescos e saborosos, entregues em casa bem limpos e acondicionados. O que mais se pode desejar? Compre aqui.

Parceiros Premium
Parceiros