Ação de Graças

Esta é a semana do Thanksgiving nos Estados Unidos. Para esta nação é, talvez, o feriado mais importante a nível familiar. A origem deste dia de Ação de Graças é de 1620, quando imigrantes ingleses comemoravam uma farta colheita e convidaram os índios nativos americanos para dividir os alimentos e celebrar com eles. Desde aí, parentes reúnem-se neste dia, normalmente na última quinta-feira de novembro, para agradecer. Para comemorar. E para partilhar.

Em Portugal não é tradição, mas há uns anos o meu filho mais velho pediu para celebrarmos nesse ano esta festa. E como lá em casa qualquer desculpa é boa para nos juntarmos, reunimos a família de um lado e do outro e fizemos um Thanksgiving como deve ser: peru recheado assado, puré de batata, pão de milho doce, feijão-verde, gravy (molho de carne), geleia de arando, tarte de abóbora, tarde de maçã, tarde de nozes pecan. Enfim, tudo. A preparação demorou bastante, arranjar alguns ingredientes obrigou a planeamento e pesquisa. Mas o resultado foi muito bom e, na verdade, esta celebração ficou e tem-se repetido todos os anos.

Quando conto às pessoas que festejamos o Ação de Graças em nossa casa, gente há que torce o nariz a que integremos uma tradição americana nos nossos encontros. Mais uma, depois do Halloween, do Dia dos Namorados, etc. Mas se trazemos para o nosso seio familiar as receitas e os pratos típicos, a verdade é que também incluímos os momentos de convívio e festa e, mais importante, o motivo por que nos juntamos: agradecer pelas coisas boas que o ano nos trouxe. E fazer este balanço, anual ou menos regularmente, é importante para todos, sejam de que país forem.

Para agradecer temos de analisar e regressar aos momentos em que fomos felizes; recordar feitos, abraços, brindes, encontros, pessoas, lugares. E, ao fazê-lo, entra em nós a esperança de que outros tempos assim virão, com certeza.

No fundo, todos temos pelo que agradecer. E é bom, principalmente por nós próprios, que o façamos. Não é preciso ser à volta de uma mesa, com comida e bebida farta, rodeada de pessoas que amamos. Mas se for assim é tão melhor, não é?

Feliz Ação de Graças. Esta semana ou todas outras que queiramos e escolhamos.

Inês Brandão é fundadora e Global Business Manager da Frenpolymer. Leia mais artigos da autora aqui

Publicado a 24 Novembro 2022

Partilhar Artigo

Parceiros Premium
Parceiros