A minha América

Ao contrário do que aconteceu há oito anos, em que mal preguei olho com medo do que esperar na manhã seguinte ao dia das eleições, nesta terça-feira fui-me deitar sem grandes sobressaltos. Na manhã seguinte liguei a televisão e, sem surpresa, vi que Donald Trump era o presidente eleito. No meu telemóvel, dezenas de mensagens de familiares e amigos a comentarem os resultados e a perguntar como é que eu estava. Não sei se perdi a esperança na política, se cheguei à conclusão de que isto é um desgoverno, mas a verdade é que senti muito pouco. Se em 2016 saí de casa ansiosa e confusa com o que esperar de um governo Trumpista, nesta quarta-feira cheguei ao trabalho tranquila e passiva: quem votou no Trump sabia perfeitamente em quem estava a votar e o que isso significa para o país. Senti-me desiludida e com pena de quem perdeu a esperança nos valores do partido democrata.

Esta não é a minha América. Na América onde eu vivo as pessoas demonstram respeito pela diversidade, preocupam-se com o clima, lutam pela acesso à saúde e à educação públicas, dão a mão aos emigrantes e deixam que as mulheres decidam o que fazer com o seu corpo. Sei que a América vai mudar, o mundo, consequentemente, também, mas neste cantinho de Massachusetts, são muitas as coisas que se vão manter. As pessoas que me rodeiam e que fazem a minha vida aqui valer a pena, vão continuar ao meu lado. E isso é reconfortante.

Sei que as decisões políticas têm um grande impacto na vida das pessoas. Mas acredito que são as pessoas que podem mudar o mundo. A bondade não é de esquerda nem de direita. O respeito não tem partido. É um privilégio viver na estado mais democrata dos EUA. Esta, é a minha América!

 

Ana Cadete @ncscientist é cientista em Boston. Doutorada em Nanomedicina e Inovação Farmacêutica, foi viver para os EUA em 2016 para fazer o seu postdoc no MIT. É atualmente Project Leader na área de produção de vacinas de RNA mensageiro no mRNA Center of Excellence da Sanofi e a fundadora da The Non-Conformist Scientist (NCS), uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos partilhar conhecimento científico a nível global, impulsionar a carreira dos cientistas e motivar mais mulheres na ciência a serem líderes. 

Leia mais artigos de Ana Cadete.

Publicado a 08 Novembro 2024

Partilhar Artigo

Parceiros Premium
Parceiros