A culpa é do meu marido

Escrevo este texto de um quarto de hotel em Lyon, em França, cidade onde passei os últimos quatros dias numa reunião de equipa em trabalho. Não vou mentir, no domingo à noite, quando deitei o Frederico, fiquei em lágrimas. Quando me deixou no aeroporto, ainda num pranto, o meu marido disse-me: “és a melhor mãe do mundo! Vai e diverte-te!”

Se por momentos duvidei se tinha tomado a decisão certa (afinal, o meu bebé ia ficar sem a mãe durante quatro dias – será que dava para voltar atrás?), por outro lado, não senti culpa. Aquela culpa que as mães sentem por terem de escolher entre o trabalho e os filhos, eu não tive. E, nisto, talvez culpe o meu marido. A culpa é dele, porque me incentivou a fazer esta viagem, tão importante para o meu trabalho. A culpa é dele, porque aceitou ficar com a minha mãe estes dias em Boston, para que eu estivesse mais descansada. A culpa é dele, que nunca reclama por ter de descongelar/aquecer o meu leite (era tão mais fácil preparar fórmula!) e que na semana anterior à viagem deitou o Frederico todas as noites para termos a certeza de que ele adormecia sem mim. A culpa é dele, por assumir o papel de pai a 100% e ainda ter a sensibilidade (e o humor!) de dizer para eu aproveitar para dormir e divertir-me! E foi isso mesmo que eu fiz!

Na segunda-feira, quando cheguei a França, escrevi nas redes sociais sobre a importância dos pais na carreira das mães. Hoje, enquanto faço o balanço destes dias, confirmo que nada disto teria sido possível se não tivesse o apoio dele. Consegui ter a cabeça focada, porque tive o coração sossegado.

Os pais, não são só os pais dos nossos filhos. São o maior suporte das mães! Deixo Lyon com a sensação de missão cumprida. Durante os dias que estive aqui, estive dedicada ao trabalho. Agora, é hora de voltar para casa, de encher o meu bebé de beijinhos e de aproveitar todos os minutos em família.

Talvez seja esta a razão para a ausência de culpa: quando estou, estou por inteiro. E, quando não estou, culpo o meu marido. Afinal, é ele que me torna na melhor mãe do mundo!

 

Ana Cadete @ncscientist é cientista em Boston. Doutorada em Nanomedicina e Inovação Farmacêutica, foi viver para os EUA em 2016 para fazer o seu postdoc no MIT. É atualmente Project Leader na área de produção de vacinas de RNA mensageiro no mRNA Center of Excellence da Sanofi e a fundadora da The Non-Conformist Scientist (NCS), uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos partilhar conhecimento científico a nível global, impulsionar a carreira dos cientistas e motivar mais mulheres na ciência a serem líderes. 

Leia mais artigos de Ana Cadete.

Publicado a 11 Outubro 2024

Partilhar Artigo

Parceiros Premium
Parceiros