As mais poderosas do mundo

A mulher que gere a Alemanha (e a Europa) com mão de ferro foi reconhecida pela revista Forbes como a mais poderosa do mundo. Hillary Clinton ocupa a 2.ª posição… até ver.

Angela Merkel continua a ser a mulher mais poderosa do mundo.

A conceituada revista Forbes publicou a sua tradicional lista anual das 100 mulheres mais poderosas do mundo e a chanceler Angela Merkel mantém-se na liderança, lugar que ocupa desde há cinco anos. A (candidata a) candidata presencial Hillary Clinton ficou em segundo lugar e já há quem preveja para a edição do próximo ranking uma disputa de trono entre as duas políticas mais influentes do planeta.

No pódium ficou também a mulher de Bill Gates, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates. A presidente da Reserva Federal norte americana, Janet Yellen, aparece no 4º lugar, descendo duas posições face ao ano anterior. Mary Barra, a primeira mulher a sentar-se na cadeira de CEO de uma das maiores construtoras de automóveis do mundo (a GM), ocupa a 5.ª posição desta lista. Logo a seguir surge Christine Lagarde, a diretora geral do FMI.

Dilma Rousseff caiu da 4.ª para a 7ª posição, depois de um ano que não tem sido nada fácil. Em 8.º surge Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, e Susan Wojcicki, CEO do YouTube na 9.ª posição. A primeira dama Michelle Obama fecha o top 10 da Forbes.

Quem domina no showbiz

O entretenimento ganhou peso e Beyoncé (21ª posição) ficou acima de todas as outras celebridades do espetáculo. Duas outras cantoras surgem na lista: a popstar Taylor Swift (64ª), que já conta com quase 56 milhões de seguidores no Twitter, e Shakira (81ª), graças à sua parceria global com a Fisher-Price e ao seu projeto filantrópico para construir escolas na Colômbia.

TOP 10 DO PODER FEMININO

  1. Angela Merkel, chanceler alemã
  2. Hillary Clinton, candidata à presidência dos Estados Unidos
  3. Melinda Gates, Fundação Bill e Melinda Gates
  4. Janet Yellen, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos
  5. Mary Barra, CEO da General Motors
  6. Christine Lagarde, diretora geral do Fundo Monetário Internacional
  7. Dilma Rousseff, presidente do Brasil
  8. Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook
  9. Susan Wojcicki, CEO do You Tube
  10. Michelle Obama, primeira-dama dos Estados Unidos
Parceiros Premium
Parceiros