Aida Chamiça preside à International Coach Federation Portugal

A nova direção tem como missão "ajudar o mercado em Portugal a ter mais e melhor informação sobre o coaching profissional".

Aida Chamiça, coach de executivos.

O chapter Portugal da International Coach Federation (ICF) tem uma nova direção para o mandato 2018/2020, presidida por Aida Chamiça, que integra as especialistas do “Consultório” da Executiva. A direção é composta também por André Ribeiro (vice-presidente), Alexandra Barosa Pereira (secretário), Susana Gonçalves (tesoureiro) e Nuno Mindelo (vogal).

Esta equipa diretiva decidiu apostar num modelo de gestão descentralizado, criando diversos Comités, Comunidades de Prática e Órgãos de Staff, liderados por membros da ICF nomeados e apoiados pela Direção. Têm como objetivo criar condições para cumprir a Missão da ICF Global, que consiste em liderar o desenvolvimento global da profissão de coaching, tendo estabelecido os seguintes objetivos estratégicos para o seu mandato:

  • Reconhecimento da profissão: contribuir para que o mercado em Portugal esteja cada vez mais esclarecido sobre o que é o coaching e como distinguir um coach profissional;
  • Relevância das credenciais ICF: alargar o reconhecimento do sistema de credenciação ICF, o qual já é valorizado por clientes bem informados;
  • Formação contínua: reforçar a importância da formação inicial e contínua de coaches ICF para a qualidade desta atividade profissional;
  • Captar novos membros: com o objetivo de ganhar maior expressão e massa crítica, contribuindo assim para o prestígio da ICF e dos seus coaches.

A ICF Portugal está,a ssim,  empenhada em esclarecer o mercado sobre a importância de contratar coaches profissionais, comprometidos com o código de ética e credenciados por esta organização global que oferece o único programa independente de credenciação de coaches reconhecido internacionalmente.

O que é o coaching?
Segundo a ICF, o coaching é uma parceria com os clientes num processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional. O coaching é diferente de terapia, consultoria, mentoria ou formação. Os indivíduos que se envolvem num relacionamento de coaching podem ter a expectativa de experimentar novas perspetivas sobre desafios e oportunidades pessoais, desenvolver capacidades de pensamento e tomada de decisão, maior eficácia interpessoal e maior confiança na execução das suas tarefas na vida e no trabalho.Esta abordagem de desenvolvimento pessoal e profissional dá a oportunidade ao coachee (cliente) de potenciar as suas capacidades, ajudando-o a encontrar em si todas as respostas e a introduzir melhorias na sua vida.

A ICF

A ICF é uma organização mundial sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento da profissão de coaching, estabelecendo um elevado padrão ético, fornecendo certificação independente e construindo uma rede mundial de coaches credenciados numa variedade de disciplinas de coaching. Conta com mais de 34 mil membros, em mais de 145 países, que trabalham em prol do objetivo comum de aumentar a consciência sobre o coaching, mantendo a integridade da profissão e formando-se continuamente com as mais recentes práticas e investigação.

A ICF Portugal é o chapter português, criado em 2007 com o objetivo de promover a prática profissional de coaching no nosso país, de acordo com as normas internacionais da ICF. A progressão de associados tem sido crescente, contando com mais de 117 membros, dos quais 73 são credenciados.

 

Leia mais sobre Aida Chamiça aqui.