A Agenda de… Susana Ferraz

Susana Ferraz é country manager da Winche Redes Comerciales em Portugal. Com dias pouco rotineiros, a executiva recorre à organização para garantir que cumpre todas as tarefas da sua lista diária.

Susana Ferraz é country manager da Winche Redes Comerciales em Portugal.

Susana Ferraz é responsável pela Winche em Portugal desde 2018. Líder no mercado espanhol, a empresa é especializada em outsourcing comercial e gestão do ponto de venda e tem como principais sectores de atividade o grande consumo, brinquedos e eletrónica, com clientes como a Bacardí, Remington, Mattel, Henkel, DeLonghi e Panasonic.

Antes de assumir o cargo de country manager Susana Ferraz foi account executive e sales field manager, o que faz com que tenha uma visão muito abrangente de todo o negócio e dos seus desafios, pois conhece bem o terreno. Licenciada em Marketing, Relações Públicas e Publicidade, cedo percebeu que a área comercial e marketing seriam as suas apostas pelo que consolidou conceitos com formações de Técnicas Comerciais e Gestão de Equipas. Iniciou a carreira em 2014 na Facing, empresa na área de Comunicação, Trade Marketing & Merchandising, de onde transitaria para a Winche

Apesar de neste momento ter várias funções a seu cargo, Susana Ferraz reconhece que o seu maior desafio é gerir pessoas e expetativas e também lidar com a sua quase obsessão pela organização – mas só assim garante que consegue desempenhar o seu cargo ao nível que pretende.

7h30

Posso acordar hoje em Lisboa, amanhã no Porto ou em Coimbra ou até em Barcelona, acho que consigo fugir à rotina pelo menos no local onde começo o meu longo dia de trabalho. Desperto super rápido (sempre fui assim) e agarro logo no telemóvel para uma breve e rápida leitura nos e-mails. O controlo constante é tudo para conseguirmos garantir que estamos presentes em todos os lugares ao mesmo tempo.

A organização e metodologia regem a minha vida pessoal e profissional, só assim consigo garantir que nada falhe e que tenho tudo controlado. Às vezes, canso-me de ser assim mas não me conheço nem funciono de outra maneira, é a minha essência.

8h00

Faço o meu pequeno-almoço que todos os dias é diferente (tenho tendência para enjoar o pequeno almoço, pelo que também aqui tento fugir à rotina) e preparo a mala para a minha aula de dança ao final do dia com o objetivo de me obrigar a não faltar. Não porque não me apeteça ir, mas sim para me incentivar a terminar o meu dia de trabalho a tempo de ir.

8h30

Faço um check à minha “to do list” que organizei no dia anterior e comprometo-me a cumpri-la na integra. Tenho uma agenda (ou melhor várias agendas em todas as plataformas – telemóvel, portátil e papel) que me acompanha para todo o lado, acho que a trato como o meu diário profissional.

9h00

Caso esteja em Lisboa, chego ao escritório e começo o dia de trabalho. Dou seguimento à minha “To do list”. Nos dias em que estou fora, levo o escritório comigo e estou igualmente operacional. Quando estou em Barcelona também é por volta desta hora que chego aos escritórios da Winche, mesmo que tenha viajado nessa manhã.

11h00

Faço um ponto de situação de como está a correr a manhã, entre telefonemas a novos clientes (captação), gestão de temas pendentes em clientes atuais e contacto com as nossas equipas de comerciais. Tento garantir que a gestão de tempo é eficiente e que vou cumprir com todos as tarefas que me propus fazer! É sempre um desafio todos os dias e acho que até vou aumentado a fasquia!

12h00

Continuo focada em tentar gerir o tempo e as prioridades. A prioridade número 1 é a captação de novos clientes, tendo em conta que estamos numa fase de crescimento em Portugal. O nosso core business passa por disponibilizarmos o serviço de Outsourcing Comercial com o fiel apoio da nossa ferramenta de Terreno (Winche Cloud). Primamos pela qualidade e é isso que temos que mostrar aos nossos potenciais clientes, pelo que geralmente dedico-me esta hora do dia a delinear novas propostas.

Como country manager da Winche em Portugal assumo a gestão de projetos, a gestão da equipa de vendas e toda a área comercial da empresa em Portugal, fundamentalmente a captação de clientes. É uma função muito desafiante que me ajudou a desenvolver quatro capacidades fundamentais: comunicação, resiliência, negociação e gestão de tempo.

12h30

Para desempenhar as minhas funções com rigor e excelência tenho que ter uma organização de agenda, sem falhas! Continuo em ritmo “non-stop para conseguir colocar um check nas tarefas prioritárias! Adoro a sensação de dever cumprido, dá-me outro boost para conseguir terminar o dia com sucesso!

13h00

Prefiro sair do escritório para almoçar, por isso aproveito para o fazer na companhia de clientes ou da minha equipa de comerciais. Desta forma, rentabilizo o tempo a fazer duas das coisas que mais gosto: relacionar-me com pessoas e comer. E a verdade é que ao almoço os temas fluem com mais naturalidade e acabamos por ter uma reunião num ambiente menos formal e que quase sempre se revela mais produtiva. É por isso um momento alto do dia.

15h00

É hora de New Business. Geralmente tento marcar as reuniões com potenciais clientes para o início da tarde. Assim já tive tempo de me organizar durante a manhã e gerir algum imprevisto de última hora, assim como preparar-me adequadamente para a reunião. Organizo-me mentalmente para lhe apresentar a excelência dos nossos serviços. Depois preparo-me para ouvir as suas necessidades. O desafio é conseguir satisfazê-las e é isso que coloco na proposta que envio por mail à posterior. Na maioria das vezes voltamos a ter uma segunda reunião para apresentar a proposta presencialmente e aproveitamos para discutir algumas ideias e fazer os ajustes necessários.

16h30

Hora de contactar a nossa equipa de captação em Espanha e fazer o resumo da reunião. Em seguida, colocar na minha agenda como prioritário a elaboração da proposta e briefing com timing defenido. Lá está, a minha organização e metodologia a dominarem o dia.

17h00

Faço uma visita ao ponto de venda juntamente com um comercial para acompanhar as conquistas e dificuldades que as nossas equipas têm no terreno. É fundamental ter este contacto próximo e real do que acontece no mercado que está em constante mudança. A gestão do Ponto de Venda é um dos nossos principais serviços, pelo que é crucial apoiar as equipas que estão no terreno.

18h30

Ponto de situação para o dia seguinte. É ótimo quando não transita nenhum ponto do dia anterior e quanto isto acontece termino o dia com outro ânimo! E é principalmente nestes dias que mais gozo me dá ir dançar!

20h00

Hora em que começa a minha aula de Salsa. Sou uma amante de artes, seja cinema, teatro, dança, tudo me fascina! Aproveitando este amor, quis estrear-me pelo menos numa das vertentes e hoje em dia frequento danças de salão, uma paixão! Preciso deste momento para garantir que corpo e mente estão alinhados em manter a boa energia que que me caracteriza. Sou uma pessoa muito bem disposta e muito positiva e quero manter-me assim por muitos e muitos anos.

21h00

Novamente um momento religioso, a hora de jantar. Aproveito para estar com amigos, com a familia ou para simplesmente aproveitar a minha casa. Adoro cozinhar e é certo que o faço inúmeras vezes, no entanto, tenho a sorte de viver com um cozinheiro que tem a curiosidade de experimentar novos pratos e de me surpreender. Por isso, há dias em que a cozinha é dele e não é que é sempre bem sucedido!?

O meu companheiro está envolvido no mesmo mercado profissional que eu. Pelo que por vezes acabamos por trazer o trabalho para casa. Não tanto o trabalho específico que desenvolvo na Winche mas os temas, os conceitos, os métodos, as experiências de um sector de atividade onde ambos atuamos e, apesar de estarmos em esferas diferentes, é no mínimo enriquecedor o debate de ideias entre nós.

22h00

Ufa, é quando consigo ter tempo para organizar as minhas/nossas coisas e a minha/nossa casa. Tentamos ter um regime de “manutenção” da organização para que esteja sempre tudo praticamente em ordem. Tal como no meu dia a dia profissional, também a nível pessoal gosto de ter as coisas organizadas e minimamente controladas.

23h00

Vou tentar dormir e nem chego a comunicar com o sofá , acabo por ir diretamente para a cama. Não resisto e dou mais uma olhadela nos e-mails para dormir com a sensação de que tenho tudo controlado. Consulto as redes sociais quando já tenho um olho aberto e outro fechado e, eventualmente, adormeço e já só dou por mim de manhã.