7 h
O meu dia começa cedo. Faço questão de acordar com calma porque preciso de, pelo menos, 20 minutos para despertar. Por isso, acordo às 7 horas e ouço música durante 20 minutos. Depois vou acordar as minhas filhas. Para nós, é muito importante começar o dia com mimos. Tomamos o pequeno-almoço em família, antes de passearmos as nossas cadelas. No caminho para a escola, a música volta a acompanhar-nos e a marcar o ritmo do nosso início de dia.
9h 15
Chego ao escritório e começo por conversar com a equipa para saber como estão a nível pessoal e profissional. Duas horas depois, faço uma pausa para café e novamente para conversar um pouco. Acredito que estes momentos são importantes não só para nos unir enquanto equipa, mas também para nos dar energia para o trabalho. Acredito ainda que nestes momentos surgem ideias e insights muito poderosos que ajudam a ditar o rumo da empresa.
13h
Habitualmente, almoço por volta das 13h e, depois disso, regresso ao escritório. Geralmente, é nessa altura que faço várias reuniões de estratégia, gestão, ponto de situação e de criação de novos conceitos.
19h 30m
Regresso a casa com o meu marido e esse momento é acompanhado de muitos beijos e abraços das nossas filhas e brincadeiras das nossas cadelas. As refeições em família são momentos que valorizo muito e é nessa altura que aproveito para saber como correu o dia de todos os membros da família, quando temos momentos descontraídos que nos ajudam a partilhar os momentos felizes e abstrair das situações mais desafiantes. Depois de aconchegar as minhas filhas para que tenham bons sonhos e de voltar a passear as nossas cadelas, aproveito para ler, estudar, investigar, pensar em novas ideias ou ver um filme ou uma série com o meu marido. Também gosto de ouvir música antes de dormir.
A agenda semanal
Na verdade, a música acompanha-me em várias fases do meu dia e, apesar de não ter um estilo musical preferido, escolho sempre música que esteja relacionada com o meu estado de espírito. Ajuda-me a ganhar energia em determinados contextos e também contribui para a minha inspiração. E este impacto positivo da música acaba por ser relevante numa vida tão preenchida e intensa como aquela que tenho. Opto por organizar as minhas semanas repartindo as tarefas pelos dias da semana.
Às segundas-feiras, concentro as reuniões quinzenais com os departamentos de marketing e formação, a reunião semanal com as lideranças da Zome e a reunião mensal da Academia Startup.
Às terças-feiras, tenho a reunião semanal da Comissão Executiva, onde avaliamos a situação presente face aos objetivos definidos.
Às quartas-feiras, tenho reunião semanal com o departamento de operações e este é também o dia da semana em que opto por tentar não marcar mais reuniões pois gosto de ter um dia para poder pensar no negócio e nas melhorias a introduzir. Em regra, é o dia que dedico a organizar as ideias criativas que me vão surgindo. Depois de estruturar as ideias, preparo uma apresentação para duas a três pessoas da Comissão Executiva, de acordo com as áreas que as ideias em questão vão impactar, de forma a podermos discutir estes temas e melhorar o conceito.
Às quintas-feiras, tenho a reunião semanal de gestão dos Hubs do Grupo Business, do qual sou acionista. E, ao final do dia, às 21h30m tenho uma conversa descontraída e d’improviso no Club Epic Start of Real Estate no Clubhouse.
No último dia da semana, às sextas-feiras, faço a gravação dos episódios do podcast “Power Minute by Patricia Santos”, a reunião quinzenal com o departamento financeiro, tecnologia e expansão e é também o dia da reunião mensal do Conselho de Administração da Zome. Além disso, semanalmente, faço algumas sessões como coach a consultores e a cargos de liderança da Zome.
Ao longo da semana, dedico-me também a escrever o livro que será lançado em breve que aborda temas como a evolução de carreira, a liderança e motivação de equipas e o desenvolvimento de uma equipa altamente produtiva. Estes são temas que fazem parte da filosofia e da forma de estar da Zome. Dedico também uma parte do meu tempo ao desenvolvimento de formações relacionadas com criação de rotinas e hábitos que levam ao aumento de eficiência e produtividade, metodologias e ferramentas para melhoria das sessões de coaching individual e de equipas.
São estas rotinas e hábitos que me ajudam a incluir no dia-a-dia todas as tarefas que contribuem para que seja bem-sucedida, a nível pessoal e profissional. Esta é uma agenda intensa e dinâmica, onde tento sempre estar atenta a todas as evoluções do negócio da empresa, do setor e das várias plataformas de comunicação que nos permitam chegar cada vez a mais pessoas e a alargar a comunidade Zome.
Para compensar a intensidade da minha agenda profissional, ao fim-de-semana, gosto de andar de bicicleta com o meu marido e de conviver com a família e amigos. Mantenho um equilíbrio entre a minha vida pessoal e a minha vida profissional que é essencial para que me sinta realizada. Claro que, no atual contexto de pandemia, algumas destas atividades decorrem à distância, mas felizmente temos ao nosso dispor diversas plataformas que nos permitem estar perto da nossa família e amigos.