A Agenda de… Mónica Seabra-Mendes

Já trabalhou com marcas como a Guy Laroche, Shiseido, Clarins e L'Oréal. Hoje partilha o seu conhecimento em programas executivos de gestão de marcas de luxo em Portugal, Miami e Dubai, e através da sua empresa de consultoria.

Mónica Seabra-Mendes, partner da Affluencial.

Mónica Seabra-Mendes licenciou-se em Comunicação Empresarial, no ISCEM, e depois fez um mestrado em Gestão do Luxo, da Moda e da Arte na Universidade Sorbonne. Iniciou a sua carreira no departamento de imprensa da casa de alta costura Guy Laroche, em Paris, e de seguida ocupou várias funções na área da comunicação e marketing na L’Oréal. Foi diretora de Marketing da japonesa Shiseido, em Espanha, e consultora para o mercado ibérico e diretora de marketing do Grupo Clarins, em Portugal. Hoje, é coordenadora e docente no Programa Executivo Marketing de Produtos & Serviços de Luxo, da Católica Lisbon Business & Economics, e é responsável pelos programas executivos Luxury Brand Management, em Miami, em parceria com o Institut Supérieur de Marketing du Luxe – Paris e Luxury Brand & Retail Management, na Universidade do Dubai. É também partner da Affluencial, uma plataforma dedicada à consultoria e formação na área do luxo.

7h30

A hora de acordar e a hora de regressar a casa são sagradas. Desperto sempre com energia e preparo um pequeno almoço completo, tranquilamente,  enquanto pego no iPad para ver os meus emails e para me inteirar do que se passa no mundo. Tudo no mais absoluto silêncio. Entretanto o meu marido junta-se a mim para um café e falamos da organização do dia.  Depois de me preparar,  arranjo a minha filha de 3 anos para a levar ao colégio (tarefa que alterno com o meu marido). Duas vezes por semana, levamo-la mais cedo e vamos  treinar juntos (em dupla é mais motivador e um puxa pelo outro!)

9h00

Os meus dias e semanas são sempre muito diferentes.  Posso passar dias em pesquisa,  a preparar aulas e a escrever, que são atividades solitárias e que exigem grande concentração, mas de que gosto particularmente, ou passar um dia inteiro em reuniões consecutivas com clientes ou com a Universidade. Os dias em que dou aulas ou formação são normalmente muito  intensos e começam cedo e acabam tarde. Também passo muito tempo no skype ou no whatsapp com os meus parceiros internacionais com os quais tenho projetos. Neste momento estou a trabalhar numa Conferência que terá lugar em Lisboa em Junho de 2018 e que é a mais importante Conferência de Luxo da América Latina. É divertido porque gosto muito de trabalhar de forma cooperativa, com pessoas de culturas diferentes, em línguas diferentes, muitas vezes em fusos horários extremos.

10h00 

Reunião com um cliente da área da moda para ultimar um plano estratégico e aproveitar para analisar os curricula e os perfis dos participantes de um programa de Gestão de Luxo custom made para um grupo europeu de aviação privada.

11h30

Tenho por hábito dedicar algumas horas por mês aos meus alunos, sobretudo os do Programa Executivo de Marketing de Produtos & Serviços de Luxo da Católica Business & Economics, para discutir com eles projetos ou ideias, sobre os quais precisam de feedback. Já tive o privilégio de ver nascer projetos muito interessantes, que não perco de vista pois constituem para mim uma fonte de inspiração e de aprendizagem. Um deles, o Undandy, é um projeto de venda online de sapatos masculinos feitos à mão e personalizáveis. Foi um projeto que começou há dois anos e que tem tido resultados incríveis.

12h30

Almoço normalmente com o meu marido e aproveitamos para partilhar ideais e opiniões sobre o trabalho de cada um. As nossas áreas de atuação profissional são muito diferentes  e por isso o seu olhar e a sua opinião são sempre de uma enorme pertinência e frescura. Outras vezes aproveito para rever amigos. Faço sempre uma refeição completa, saudável e sem correrias. Respeito bastante esta pausa.

13H30

Ultimo a minha próxima viagem. Outra implicação do meu trabalho é viajar. Viajo com frequência para Paris ou Madrid e tenho passado períodos mais extensos nos Estados Unidos onde iniciei, em 2014, aquele que foi o primeiro Programa Executivo em Gestão do Luxo, dirigido especificamente a profissionais da América Latina. Tem sido uma experiência extraordinária e muito compensadora levar os princípios da gestão do luxo a executivos de culturas tão distintas.

Para as viagens mais pequenas, tenho sempre uma mala preparada com o essencial, para não perder muito tempo  a pensar no que levar. Dado que sou  privilegiada na organização do meu tempo, aproveito sempre as minhas viagens para ir a uma exposição ou outro evento cultural. A última exposição que vi e que achei magistral foi a “Christian Dior, Couturier du Rêve” que está no Museu de Artes Decorativas, em Paris (até 7 de Janeiro).

Quando viajo, aproveito ainda para conhecer novos espaços, rever amigos, fazer compras. Sou curiosa por natureza e gosto de saber sempre o que está acontecer. Tenho a sorte de ter um núcleo familiar espetacular que me dá apoio quando viajo, o que me permite ausentar descansada. Estes pequenos momentos longe de casa são sempre muito inspiradores e restabelecedores, mas sabe bem voltar e ter os carinhos e os beijinhos dos meus.

15h00

Hoje é dia de apresentação do novo curso que quero frequentar. Este ano decidi tirar um curso de Negociação. Considero que é uma área de conhecimento muito transversal quer no plano profissional, quer no plano pessoal. Todos os anos, de resto, faço por frequentar um curso de curta duração numa área diferente de conhecimento. Já frequentei cursos tão distintos como Finanças e Marketing Digital e Ateliers de Gemologia, Enologia e Perfumaria, por exemplo. Muitos deles frequento apenas pelo prazer do conhecimento, não porque me forneçam ferramentas que necessite. Ainda que seja um esforço suplementar é sempre compensador.

18h00

Está na hora de voltar a casa para estar com a minha filha. Dou-lhe banho, preparo-lhe o jantar e brinco com ela. Tenho sempre uma emissão skype a decorrer para que os avós a possam acompanhar.

Normalmente, ao final do dia tenho sempre solicitações para eventos de lançamentos de produtos, aberturas de boutiques, entrega de prémios, lançamento de livros, etc… a que raramente compareço. Gosto de apoiar os amigos, de conviver, de me divertir e de encontrar pessoas com as quais não é habitual cruzar-me, mas tenho de ser criteriosa nas minhas escolhas porque privilegio estar com a família.

21h30/23h00

Chegou a hora de ler uma história e aconchegar a minha princesa.  É também a hora dos meus rituais de beleza e de deixar a roupa preparada para o dia seguinte. Não vejo televisão, mas leio muito. Um dos meus maiores prazeres é deitar-me cedo e ficar a ler um bom par de horas (podem ser livros relacionados com o trabalho ou romances históricos que adoro!). Tenho andado a ler as mais recentes publicações de Gilles Lipovetsky , que são um retrato muito interessante da nossa atual sociedade. Recomendo!

Se tenho alguns emails para mandar ou fazer algumas pesquisas, faço-o, mas é raro trabalhar à noite. Prefiro acordar mais cedo, se for necessário.