Adélia Carvalho: “Para se delegar, tem de se saber fazer”

Adélia Carvalho, diretora-geral do Valverde Hotel, fala-nos sobre as principais novidades da renovação do hotel e o que é realmente importante na sua função.

Adélia Carvalho é diretora-geral do Valverde Hotel.

O Valverde Hotel, hotel 5 estrelas de luxo, localizado na Avenida Liberdade, acaba de reabrir com mais 26 quartos e uma profunda remodelação. Adélia Carvalho, a sua diretora-geral, explica por que mais do que nunca vale a pena visitar o único Hotel de Lisboa com a chancela da Relais & Chateaux. 

O que há de novo no Valverde Hotel?

O Valverde Hotel reabre renovado, com um novo restaurante e com mais 26 quartos — alguns com generosas varandas viradas para o emblemático páteo (o hotel perfaz atualmente um total de  48 quartos e suites). A nova piscina apresenta-se agora em piso elevado também de água aquecida, um novo ginásio, uma sala de massagens e um páteo com maior número de lugares sentados devido à sua maior amplitude. O novo projeto incluí uma maior área de receção e uma sala adjacente com luz natural e varanda que permite a realização de reuniões e coffee breaks privados.

 

Quantas pessoas tem na equipa e o que procura em quem trabalha consigo?

A equipa do Valverde reabre com 38 colaboradores de momento. A equipa é composta por pessoas que nutrem paixão pela área hoteleira, que gostam de aprender continuamente e que têm o maior prazer em servir e surpreender os seus clientes. É importante também revelarem para além do conhecimento técnico da sua função, perfis de polivalência, humildade e acima de tudo compreensão pelo trabalho desempenhado por todos os membros da equipa. A hotelaria é um trabalho conjunto em que a mestria de cada um é o sucesso de um todo.

 

Há tantos anos a trabalhar na hotelaria, o que ainda lhe provoca suores frios?

Todos os dias há sempre algo de novo, mesmo que tenham sido bem planeados. E é essa tónica que faz com que esta profissão seja tão aliciante. A aprendizagem é sempre contínua e nenhum dia é igual ao anterior! Tenho sempre a preocupação constante com os mínimos detalhes de serviço, e quando algum deles pode falhar, mesmo que seja o menos importante, continua a provocar-me instabilidade. O planeamento e a verificação antecipada das metodologias a aplicar são excelentes ferramentas para evitar qualquer contratempo.

 

 O que mais gosta naquilo que faz e parte da sua função dispensava?

Tenho tido a sorte de trabalhar em hotéis com os quais me identifico e o privilégio de selecionar as pessoas com quem trabalho. Uma das minhas maiores exigências enquanto profissional é fazer parte de uma equipa que dignifique a hotelaria e o turismo, e que comigo adquiram novas competências. Motiva-me muito descobrir novas valências nas pessoas com quem colaboro e as mesmas alcançarem novas conquistas no seu percurso profissional, crescendo assim de uma forma consistente. Na minha análise, é difícil fazer bem quando não se gosta daquilo que se faz, por isso tento sempre tornar desejável as tarefas com as quais possa não me identificar tanto.

 

Quais as principais qualidades e competências para ser diretora-geral de um Hotel?

Sempre aprendi que para se delegar, tem de se saber fazer. Ter diversas experiências em várias áreas dentro de um Hotel, é uma enorme mais-valia. O domínio efetivo das nossas competências provem de um maior conhecimento generalizado. O interesse pelos outros é importante na direção de um hotel, para que se consiga proporcionar bem-estar a todos os clientes e garantir a motivação nos colaboradores. Ser firme, perspicaz, atenta e boa ouvinte são outras das qualidades necessárias a uma boa liderança.

 

Um cheirinho do renovado Valverde
É o local perfeito para um almoço de negócios, uma reunião de trabalho ou um lanche com amigas. Nem parece que fica em plena Avenida da Liberdade.

O restaurante para um almoço de negócios.

A sala Valverde que pode usar para uma reunião.

Os novos quartos prontos a receber os hóspedes mais exigentes.

A piscina para se refrescar nas tardes quentes que se aproximam.

Parceiros Premium
Parceiros