6 regras básicas do ppt que não deve ignorar

Fazer um mau ppt é mais fácil do que pensa. Mesmo oradores experientes caem em erros básicos. Seguir estas seis regras é um bom passo para uma apresentação bem sucedida.

A legibilidade da apresentação é fundamental para manter a atenção da audiência.

Não precisa de ser um orador TED para fazer uma apresentação que agarre a audiência desde o primeiro segundo, mas garantidamente, se não respeitar certas regras vai perder rapidamente a atenção do seu público.

1. Coloque pouca informação por slide

O objetivo do ppt é transmitir as ideias-chave da apresentação e não colocar todo o discurso numa dúzia de slides. Cinja-se ao essencial, às mensagens que deseja que o seu público retenha, pois de outra forma, as pessoas vão começar a tentar ler tudo o que está escrito e não prestarão qualquer atenção ao que lhes está a dizer.

2. Atenção a letra

Se a audiência não consegue ler, vai desinteressar-se. Uma vez que o seu público não estará a 30 cm do ecrã como acontece consigo enquanto está a preparar a apresentação, o ideal é usar a letra a corpo 30 para garantir que todos conseguem ler o que está nos slides. Pode usar diferentes tamanhos de letra, mas não exagere. Use um corpo de letra maior para títulos, o médio para ideias-chave e um tamanho mais pequeno para as ideias secundárias. Prefira letras não serifadas como o Arial e o Helvética e evite fontes muito finas, que perdem leitura.

3. Fotografias pequenas não cumprem o objetivo

Se for difícil perceber o que representam, apenas vão servir para distrair a audiência e… dar uma imagem de amadorismo sobre a autora da apresentação. Se for necessário coloque a imagem num slide e a mensagem que pretende transmitir com ela no slide seguinte. E sempre que a imagem valha mais do que mil palavras, pode mesmo dispensar qualquer texto.

4. Não repita o que está escrito no ppt

Fazê-lo leva a que as pessoas se alheiem da apresentação e mesmo que durante a sua exposição acrescente detalhes fabulosos ninguém a estará a escutar. Limite-se a colocar as ideias ou palavras-chave para despertar o interesse da audiência, que assim seguirá o seu discurso com mais atenção.

5. Evite abusar da animação

Corre o risco de distrair a audiência com os efeitos especiais em vez de reter a mensagem que pretende passar.

6. Teste o ppt antes da apresentação

Esta etapa é fundamental para confirmar se está tudo legível, se não há erros ortográficos e gramaticais, mas também se o som dos vídeos que pretende passar está a funcionar. Nunca perca a oportunidade de testar antecipadamente o ppt, pois ter a certeza de que está tudo a funcionar como pretende, vai dar-lhe uma segurança extra durante a exposição.