5 executivas que fizeram o Search Inside Yourself contam o que este programa mudou nelas

Desenvolvido e testado na Google em 2007 por uma equipa de especialistas reconhecidos em neurociência, inteligência emocional e mindfulness, a Executiva convida Vanda de Sousa e Inês Diogo, formadoras credenciadas pelo Search Inside Yourself Leadership Institute, para promover este programa que trabalha, entre outras áreas, uma liderança consciente, inspiradora e eficaz. Conheça a experiência de quem já fez este mesmo curso. Vai ficar de fora?

Carolina Afonso é diretora de marketing e digital do Gato Preto.

Carolina Afonso

Doutorada em Marketing pela Universidade Complutense de Madrid, é diretora de Marketing e Digital do Gato Preto e Professora no ISEG.  É ainda co-founder do Green Purpose e membro da direção da APPM. 

“Já conhecia a metodologia SYI e já há algum tempo que andava de olho no curso. E eis que surgiu a oportunidade de o fazer com a Inês Diogo e a Vanda Sousa.
A experiência que se vive no curso é de partilha genuína. Existe uma grande entrega por parte das formadoras que acaba por contagiar e envolver os formandos. São diversos os desafios colocados ao longo do programa. Desde o “saber ouvir”, ao “parar para reflectir”, à “vivência da empatia” e ao saber liderar.
Gostei do equilíbrio teórico-prático que o curso tem. Para mim é importante a existência de frameworks, de uma metodologia que sirva de base à componente prática. Ao longo de cada etapa do curso é feito um enquadramento teórico sólido que permite uma sistematização dos conceitos. Depois segue-se a vertente prática em que para lá de exercícios individuais com recurso a meditações guiadas e journaling, somos também incentivados a exercícios com pares. Senti ao longo do curso um acompanhamento próximo e que para lá de uma experiência individual, houve também uma experiência coletiva.
O resultado final é comparável à sensação de acordar. De repente, despertamos para a realidade, enraizamo-nos no momento presente e estamos melhor preparados para os desafios do dia-à-dia! Recomendo vivamente o curso SIY ministrado pela Inês Diogo e Vanda Sousa a todos aqueles que procuram saber trazer para fora o melhor de si próprios!

Madalena Paiva

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, acumula 16 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas equipas. É co-fundadora da Outsight | Developing People at work, que apoia o desenvolvimento de organizações, equipas séniores e executivos.

“Os últimos 5 anos da minha vida foram uma montanha russa de experiências e emoções. Mudei de trabalho 4 vezes, mudei de continente, mudei de casa 7 vezes e lutei contra um cancro da mama que me obrigou a parar. Poderia ter sido o fim da minha viagem, mas não foi. Hoje tenho 41 anos e sinto que essa paragem forçada foi uma pausa sagrada, que me permitiu sair do piloto automático, refletir sobre mim e fazer uma escolha sobre como quero viver a segunda metade da minha vida. Percebi que a grande mudança que precisava fazer era em mim própria e elegi como prioridade ter uma vida mais saudável, a nível físico, mental e emocional.
Participei no Search Inside Yourself em plena fase de pandemia, quando me sentia esgotada emocionalmente. Foi uma experiência extraordinária, que me trouxe 3 grandes mudanças: 

1) vivo o dia-a-dia mais focada no presente e não no passado nem futuro e isso reduziu a agitação da minha mente e o meu nível de ansiedade;

2) reconectei-me com os meus 3 valores pessoais fundamentais e isso ajuda-me a fazer escolhas que me fazem sentir mais feliz: a família está em primeiro lugar, viver com liberdade e serenidade;

3) aprendi a ser mais auto-compassiva, a cuidar mais de mim e a sair do modo “salvamento dos outros” que me gerava esgotamento empático.
Fiz mudanças no meu dia-a-dia, que se têm tornado hábitos e me fazem sentir mais saudável. Começo o dia com 10 minutos de meditação, faço pausas regulares para respirar, escutar o corpo e serenar a mente. Cuidar de mim passou a ser uma prioridade na minha agenda.”

 

Joana Ester Paupério

Formada em Engenharia Alimentar (ESB-UCP), tem uma carreira internacional em empresas de referência no setor FMCG/Retalho (Sonae e Daymon), em países como Hungria, Canadá, Brasil ou Finlândia . Em janeiro de 2017 regressou a Portugal e lançou a Fortify Biz.

“O desafio para fazer o programa Search Inside Yourself surgiu inesperadamente, e de imediato a minha intuição me pediu para ‘embarcar’. Foi uma lufada de ar fresco, uma ‘viagem’ em tempo de confinamento forçado, encontrei companheiros de viagem únicos, disponíveis, e acima de tudo humanos mesmo em contexto 100% virtual/online. Partilhámos experiências, desafios, vulnerabilidades e conquistas — e no caminho enchemos a mala com inspiração, ferramentas, e acima de tudo consciência, consciência do poder que nos assiste quando nos permitimos observar, saborear, partilhar e estar presentes. Tivemos o privilégio de ser ‘conduzidos’ por duas ‘maquinistas’ fantásticas, a Inês Diogo e a Vanda Sousa, que claramente deram vida e forma ao programa, e que criaram com muita sabedoria as condições para que de imediato um grupo de pessoas aparentemente aleatório se transformasse numa sincronia inevitável.”

 

Susana Rodas

Com 24 anos de experiência nos mercados nacionais e angolanos, desde os 29 anos que exerce cargos de direção, passando por empresas como a Deloitte, IMOCOM (Hilton CONRAD, entre outros), Grupo HN, Quinta do Lago Resort e mais recentemente pela Liga Portugal.

“Com este curso descobri mais do que como compreender os outros, acabei por tudo começa no EU. Tem sido uma descoberta constante e diária, praticando mindfulness (que é algo completamente diferente do que estava à espera), e encontrando ferramentas que me permitem gerir melhor as minhas emoções: saber respirar e acima de tudo perceber que parar é também conseguir avançar mais depressa, em conversas mais difíceis e em situações mais stressantes. Obrigada, Inês e Vanda pela vossa capacidade de inspirar ao ensinar.”

Joana Lino

Formada em Psicologia Comunitária e das Organizações, é atualmente head ff HR na Bosch Termotecnologia após 14 anos de experiência em RH na multinacional alemã, incluindo na área corporativa. 

“Este programa surgiu de forma inesperada num momento de transição profissional em que a disponibilidade para o frequentar não era muita. Ainda assim, pareceu-me uma excelente oportunidade para me conhecer melhor e para me ajudar na minha jornada de desenvolvimento pessoal. Não tinha muitas expectativas e na verdade a disponibilidade mental não era muita, mas a Inês e a Vanda rapidamente me conquistaram. Altamente conhecedoras do tema, capazes de clarificar os assuntos e dar exemplos concretos que nos ajudam a ‘ligar os pontos’.

Os conteúdos estão muito bem estruturados e fáceis de compreender, mas sobretudo é um programa muito prático. É também uma excelente oportunidade para conhecermos outras pessoas e deixarmo-nos inspirar por elas e pelas suas histórias, já que a partilha entre os participantes é incentivada. Excelente acompanhamento e uma ótima ferramenta para nos ajudar a sermos melhores e mais felizes.”

 

Garanta o seu lugar aqui.  Descontos para mais do que uma inscrição: pergunte-nos como.

Parceiros Premium
Parceiros