3ª Grande Conferência de Liderança Feminina: Sara do Ó

Com apenas 26 anos criou a Your com duas amigas, numa sala com poucos metros quadrados. Doze anos depois, tem um grupo de 9 empresas e mais de 1700 clientes. Sara do Ó irá moderar o painel "O poder dos role models – a importância de ser e de ter modelos inspiradores”.

Sara do Ó, CEO do Grupo Your

Sara do Ó é licenciada em Controlo e Gestão Financeira pelo ISCAL e fez uma especialização em Fiscalidade pelo ISCTE-IUL. Com apenas 26 anos, em 2006, despediu-se da KPMG, onde trabalhou em auditoria durante dois anos, e decidiu lançar, juntamente com duas amigas e ex-colegas, o seu próprio negócio: a Your, uma empresa focada em dar apoio especializado a PME em áreas como contabilidade ou consultoria financeira. Em 2011, já faziam parte do ranking Gazela da Informa D&B (empresas com elevado ritmo de crescimento que têm, no máximo, cinco anos de idade).

Hoje, 12 anos após a sua criação, o Grupo Your integra 11 empresas prestadoras de serviços especializados de contabilidade, recursos humanos e administrativos, atuando igualmente em áreas como a consultoria fiscal, financeira e estratégica. Conta com uma carteira de mais de 1700 clientes, escritórios em Lisboa, Porto e Cascais e, em 2017, atingiu um volume de negócios de cerca de 5 milhões de euros.

“Enquanto mulher e profissional que começou a sua carreira de empreendedorismo há mais de 10 anos, sinto que tenho a missão de inspirar outros empreendedores e talentos. Acredito que a partilha é essencial para o crescimento.”

Na 3ª Grande Conferência de Liderança Feminina a CEO do Grupo Your será moderadora do painel “O poder dos role models – a importância de ser e de ter modelos inspiradores”.

Que mensagens ou atitudes se esforça por passar a outras mulheres com quem se cruza profissionalmente, no sentido de as influenciar positivamente?
Quando iniciei o Grupo Your, a partilha de experiências não era tão comum. Chegar ao contacto com um CEO era mais difícil. Mas hoje em dia existem cada vez mais eventos dedicados à partilha e ao networking. E as redes sociais também vieram ajudar bastante a relação de proximidade. 

Enquanto mulher e profissional que começou a sua carreira de empreendedorismo há mais de 10 anos, sinto que tenho a missão de inspirar outros empreendedores e talentos. Acredito que a partilha é essencial para o crescimento, e que um exemplo, um testemunho vivo, vale muito e pode impactar de uma forma muito positiva. Sempre que me procuram como mentora ou apenas para um almoço de troca de ideias, tento nunca recusar. Assim como quando me convidam para momentos de partilha como conferências ou talks, dedicadas a profissionais ou jovens estudantes.

Os role models são essenciais em qualquer fase da nossa vida. Principalmente no momento em precisamos de ganhar coragem para sair da zona de conforto e arriscar. As suas histórias, vidas e exemplos de um caminho de crescimento no mundo dos negócios são muitas vezes a força que nos faltava para dar o primeiro passo.

Para mulheres empreendedoras, passo sempre a mensagem de que é importante pensar em grande, mas começar pequeno. Sem medos e com a certeza de que vão encontrar obstáculos. Pode não correr bem, mas é voltar a desenhar, limar os aspetos que não foram tão bem sucedidos e voltar a tentar, até conseguir! A persistência, o trabalho e a dedicação ao projeto vão fazer dele um projeto vencedor.  

Mas não são apenas as mulheres que querem iniciar um negócio que devem apostar na sua carreira. A todas as que trabalham por conta de outrem: “subam ao palco”! Falem, levantem a mão numa reunião, proponham ideias e não tenham medo de se expor. As mulheres, por vezes, têm receio de se expor, principalmente o seu sucesso. Porém o caminho da progressão é também o da visibilidade e de mostrar que a capacidade está lá. Não se escondam atrás de um computador, de uma equipa e não tenham medo de se propor à promoção.  E acima de tudo para que nunca se esqueçam que conciliar a vida profissional e pessoal é possível. É claramente possível! 

 

3.ª GRANDE CONFERÊNCIA LIDERANÇA FEMININA

22 novembro 2018  –  9h / 13h
Campus da Nova SBE, Carcavelos

 

9h00 | Abertura
Isabel Canha, diretora do Executiva.pt
Daniel Traça, dean da Nova SBE
Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

9h30 | Mesa redonda Competências-chave e principais desafios da liderança do futuro
Vera Pinto Pereira, administradora da EDP
Paula Neto, diretora comercial da Liberty
Carla Rebelo, CEO da Adecco
Daniel Traça, dean da Nova SBE
Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Invesco Transearch (moderadora)

10h40 | Intervalo

11h00 | Mesa redonda O poder dos role models – a importância de ser e de ter modelos inspiradores
Carmo Sousa Machado, chairman da Abreu Advogados
Isabel Barros, administradora Sonae MC
Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio
Paulo Ribeiro, partner da PwC
Sandra Perdigão Neves, diretora da Altice
Sara do Ó, CEO do Grupo Your (moderadora)

12h10 | Três gerações à conversa sobre liderança feminina
Dulce Mota, CEO do ActivoBank
Cátia Martins, CEO do L’Oréal
Carolina Carvalheira, fundadora do Nova Women in Business

13h00 | Final

Garanta já o seu lugar na 3ª Grande Conferência de Liderança Feminina.